Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

De um modo geral, nações como Singapura e Japão, apresentam desempenho escolar superior a muitos países com economias também muito desenvolvidas, como é o caso, por exemplo, dos EUA. Algumas variáveis ? maior tempo dedicado ao ensino, organização do espaço centralizada na aprendizagem de todos, lição de casa regularmente passada e corrigida, maior uso de material concreto e de laboratório ? foram identificadas, por alguns autores, como responsáveis pelo maior sucesso acadêmico de alunos. No entanto, como nenhum padrão foi encontrado, há aqueles que recomendam cautela na leitura desses dados, uma vez que

De um modo geral, nações como Singapura e Japão, apresentam desempenho escolar superior a muitos países com economias também muito desenvolvidas, como é o caso, por exemplo, dos EUA. Algumas variáveis ? maior tempo dedicado ao ensino, organização do espaço centralizada na aprendizagem de todos, lição de casa regularmente passada e corrigida, maior uso de material concreto e de laboratório ? foram identificadas, por alguns autores, como responsáveis pelo maior sucesso acadêmico de alunos. No entanto, como nenhum padrão foi encontrado, há aqueles que recomendam cautela na leitura desses dados, uma vez que

Resposta:

A alternativa correta é B)

O desempenho escolar superior de países como Singapura e Japão em comparação a outras nações economicamente desenvolvidas, como os Estados Unidos, tem sido objeto de estudo e debate. Alguns fatores, como maior tempo dedicado ao ensino, organização centralizada na aprendizagem, lição de casa regular e uso de materiais concretos, são frequentemente apontados como possíveis explicações para esse sucesso acadêmico. No entanto, a ausência de um padrão claro entre esses elementos sugere que a realidade é mais complexa do que uma simples relação de causa e efeito.

A alternativa correta, B), destaca que o processo de ensino e aprendizagem é multifacetado e que as razões para o sucesso escolar devem ser analisadas dentro do contexto específico de cada sociedade. Isso significa que não há uma fórmula única ou universal para explicar o desempenho educacional, pois fatores culturais, históricos e sociais desempenham um papel crucial na forma como os sistemas educacionais funcionam e como os alunos aprendem.

Embora as outras alternativas apresentem elementos relevantes — como a necessidade de estudos mais aprofundados sobre a interdependência entre alunos e professores (C), a influência da cultura e das condições de trabalho dos docentes (D), ou a importância da gestão pedagógica (E) —, nenhuma delas captura a complexidade do fenômeno de maneira tão abrangente quanto a alternativa B). A educação é um processo dinâmico e contextual, e seu sucesso depende de uma combinação de fatores que variam de acordo com as particularidades de cada sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *