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Enquanto o liberalismo político clássico colocou a educação entre os direitos do homem e do cidadão, o neoliberalismo, segundo Tomás Tadeu da Silva (GENTILI & SILVA, 1995, p. 21), promove uma regressão da esfera pública, à medida que aborda a escola no âmbito do mercado e das técnicas de gerenciamento, esvaziando assim o conteúdo político da cidadania, substituindo-o pelos direitos do consumidor. A educação não vem mais sendo vista como direito social, mas como prestação de serviço, em decorrência

Enquanto o liberalismo político clássico colocou a educação entre os direitos do homem e do cidadão, o neoliberalismo, segundo Tomás Tadeu da Silva (GENTILI & SILVA, 1995, p. 21), promove uma regressão da esfera pública, à medida que aborda a escola no âmbito do mercado e das técnicas de gerenciamento, esvaziando assim o conteúdo político da cidadania, substituindo-o pelos direitos do consumidor. A educação não vem mais sendo vista como direito social, mas como prestação de serviço, em decorrência

Resposta:

A alternativa correta é D)

O texto apresentado aborda a transformação da concepção de educação no contexto das mudanças políticas e econômicas, destacando a transição do liberalismo clássico para o neoliberalismo. Segundo a análise de Tomás Tadeu da Silva, referenciada por Gentili e Silva (1995), o neoliberalismo promove uma regressão da esfera pública ao tratar a educação como uma mercadoria, inserida na lógica de mercado e submetida a técnicas de gerenciamento. Essa perspectiva esvazia o caráter político da cidadania, substituindo-o pela noção de direitos do consumidor.

Nesse cenário, a educação deixa de ser compreendida como um direito social e passa a ser vista como um serviço prestado. Essa mudança está diretamente associada às reformas educacionais impulsionadas por organismos internacionais, como o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio, que defendem a privatização e a descentralização da educação, alinhando-a aos interesses do mercado. Portanto, a alternativa correta é a D), pois reflete a influência dessas instituições na reconfiguração das políticas educacionais em moldes neoliberais.

As demais alternativas não correspondem à crítica apresentada no texto: a alternativa A) menciona políticas públicas consistentes, o que contradiz a ideia de esvaziamento da esfera pública; a B) fala de engajamento dos profissionais, algo não abordado no excerto; a C) refere-se à escola como transmissora de conhecimento, um aspecto não relacionado à mercantilização da educação; e a E) trata da ampliação da obrigatoriedade do ensino, um tema distinto da discussão central sobre neoliberalismo e mercado.

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