A educação autêntica não se faz de A para B ou de A sobre B, mas de A com B, mediatizados pelo mundo. A citação acima implica em conceber que a relação professor aluno: I. Pressupõe que ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo. II. Sugere a dicotomia educando-educador na construção da consciência crítica e autônoma dos educandos. III. É uma relação horizontal, mas que implica na assunção da necessária competência técnica do educador. IV. É uma relação em que o educador reconduz as práticas sociais e saberes de educandos à consciência crítica e transformadora. V. Não é de um educador que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa. Está correto o que se afirma APENAS em
A educação autêntica não se faz de A para B ou de A sobre B, mas de A com B, mediatizados pelo mundo.
A citação acima implica em conceber que a relação professor aluno:
I. Pressupõe que ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.
II. Sugere a dicotomia educando-educador na construção da consciência crítica e autônoma dos educandos.
III. É uma relação horizontal, mas que implica na assunção da necessária competência técnica do educador.
IV. É uma relação em que o educador reconduz as práticas sociais e saberes de educandos à consciência crítica e transformadora.
V. Não é de um educador que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa.
Está correto o que se afirma APENAS em
- A)I, III e V.
- B)I, II e III.
- C)I, IV e V.
- D)II, III e IV.
- E)III, IV e V.
Resposta:
A alternativa correta é A)
A citação apresentada, atribuída a Paulo Freire, reflete uma visão dialógica e horizontal da educação, na qual o processo de ensino-aprendizagem ocorre de forma colaborativa entre educador e educando, mediados pelo contexto social e cultural. Essa perspectiva rompe com modelos tradicionais de educação verticalizados, onde o professor detém todo o conhecimento e o aluno é um mero receptor passivo.
Analisando as afirmações:
I. Correta. A ideia de que "ninguém educa ninguém" e que "os homens se educam entre si" está alinhada com o conceito freireano de educação como processo mútuo, onde ambos, educador e educando, aprendem e se transformam na relação dialógica com o mundo.
II. Incorreta. A citação não sugere dicotomia, mas sim uma relação de complementaridade e diálogo entre educador e educando, superando a visão dualista tradicional.
III. Correta. Embora a relação seja horizontal, isso não elimina a necessidade da competência técnica do educador, que deve orientar o processo sem impor seu conhecimento de forma autoritária.
IV. Incorreta. A afirmação sugere uma ação unilateral do educador, o que contradiz a ideia de mutualidade presente na citação. O processo de conscientização é conjunto, não uma ação do educador sobre o educando.
V. Correta. Esta afirmação capta exatamente o espírito da citação: o educador também é educado no processo, e o educando, ao aprender, também educa. É uma relação de troca contínua.
Portanto, as afirmações corretas são I, III e V, correspondendo à alternativa A).
Deixe um comentário