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A prática escolar distingue-se de outras práticas educativas, como as que acontecem na família, no trabalho, na mídia, no lazer e nas demais formas de convívio social, por constituir-se uma ação intencional, sistemática e planejada e continuada. Assim, a escola, ao tomar para si o objetivo de formar cidadãos capazes de atuar com competência e dignidade na sociedade buscará eleger, como objeto de ensino, I. conteúdos que estejam em consonância com as questões sociais que marcaram cada momento histórico; II. conteúdos cuja aprendizagem e assimilação são as consideradas essenciais para que os alunos possam exercer seus direitos e deveres; III. práticas planejadas com o propósito de contribuir para que os alunos se apropriem dos conteúdos de maneira crítica e construtiva; IV. conteúdos que, ao serem desenvolvidos pelos professores, propiciem a construção por parte dos alunos de significados uniformes. São verdadeiras as informações contidas em

A prática escolar distingue-se de outras práticas educativas, como as que acontecem na família, no trabalho, na mídia, no lazer e nas demais formas de convívio social, por constituir-se uma ação intencional, sistemática e planejada e continuada.
Assim, a escola, ao tomar para si o objetivo de formar cidadãos capazes de atuar com competência e dignidade na sociedade buscará eleger, como objeto de ensino,

I. conteúdos que estejam em consonância com as questões sociais que marcaram cada momento histórico;

II. conteúdos cuja aprendizagem e assimilação são as consideradas essenciais para que os alunos possam exercer seus direitos e deveres;

III. práticas planejadas com o propósito de contribuir para que os alunos se apropriem dos conteúdos de maneira crítica e construtiva;

IV. conteúdos que, ao serem desenvolvidos pelos professores, propiciem a construção por parte dos alunos de significados uniformes.

São verdadeiras as informações contidas em

Resposta:

A alternativa correta é C)

A prática escolar distingue-se de outras práticas educativas, como as que acontecem na família, no trabalho, na mídia, no lazer e nas demais formas de convívio social, por constituir-se uma ação intencional, sistemática, planejada e continuada. Dessa forma, a escola assume o papel de formar cidadãos capazes de atuar com competência e dignidade na sociedade, selecionando conteúdos e estratégias que atendam a esse propósito.

Analisando as afirmações apresentadas:

I. Conteúdos que estejam em consonância com as questões sociais que marcaram cada momento histórico: Essa afirmação é verdadeira, pois a escola deve contextualizar o ensino de acordo com as demandas e transformações da sociedade, preparando os alunos para compreender e intervir criticamente em seu tempo.

II. Conteúdos cuja aprendizagem e assimilação são consideradas essenciais para que os alunos possam exercer seus direitos e deveres: Também é verdadeira, já que a formação cidadã pressupõe o domínio de conhecimentos e habilidades fundamentais para a participação democrática e o cumprimento das responsabilidades sociais.

III. Práticas planejadas com o propósito de contribuir para que os alunos se apropriem dos conteúdos de maneira crítica e construtiva: Essa afirmação está correta, pois o planejamento pedagógico deve priorizar metodologias que estimulem a reflexão, a análise e a construção ativa do conhecimento pelos estudantes.

IV. Conteúdos que, ao serem desenvolvidos pelos professores, propiciem a construção por parte dos alunos de significados uniformes: Essa afirmação é falsa, pois a educação crítica valoriza a diversidade de interpretações e perspectivas, incentivando a construção de significados plurais e não uniformes.

Portanto, as afirmações verdadeiras são I, II e III, correspondendo à alternativa C).

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