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A escola, por si, não forma cidadãos, mas pode preparar, instrumentalizar e proporcionar condições para que seus alunos possam apropriar-se dos conhecimentos, firmar-se e construir sua cidadania. Para cumprir essa função social, a escola precisa: I. buscar sua autonomia e competência, como espaço de decisão e apropriação de conhecimentos e habilidades significativas. II. diminuir a repetência e aumentar a permanência das crianças e adolescentes na escola, revendo a avaliação que nela se processa, bem como discutir e adotar uma política de inclusão escolar. III. proporcionar condições para o uso de tecnologias educacionais no processo ensino-aprendizagem, voltado para a produção e apropriação do conhecimento. IV. aprofundar a discussão sobre uma escola pública de qualidade, como aspecto essencial para o efetivo cumprimento de sua função social. Estão corretas as afirmativas:

A escola, por si, não forma cidadãos, mas pode preparar, instrumentalizar e proporcionar condições para que seus alunos possam apropriar-se dos conhecimentos, firmar-se e construir sua cidadania.
Para cumprir essa função social, a escola precisa:

I. buscar sua autonomia e competência, como espaço de decisão e apropriação de conhecimentos e habilidades significativas.

II. diminuir a repetência e aumentar a permanência das crianças e adolescentes na escola, revendo a avaliação que nela se processa, bem como discutir e adotar uma política de inclusão escolar.

III. proporcionar condições para o uso de tecnologias educacionais no processo ensino-aprendizagem, voltado para a produção e apropriação do conhecimento.

IV. aprofundar a discussão sobre uma escola pública de qualidade, como aspecto essencial para o efetivo cumprimento de sua função social.

Estão corretas as afirmativas:



Resposta:

A alternativa correta é A)

A escola, por si só, não é capaz de formar cidadãos plenos, mas desempenha um papel fundamental como espaço de preparação, instrumentalização e construção das bases para que os alunos desenvolvam sua autonomia e cidadania. Para cumprir essa função social, é necessário que a instituição escolar atue em diferentes frentes, conforme destacado nas afirmativas apresentadas.

Em primeiro lugar, a busca pela autonomia e competência da escola (Afirmativa I) é essencial para que ela se consolide como um ambiente de decisão e apropriação de conhecimentos significativos. Sem autonomia, a escola perde sua capacidade de adaptar-se às necessidades dos alunos e da sociedade.

A redução da repetência e o aumento da permanência dos estudantes (Afirmativa II) são medidas cruciais para garantir que o direito à educação seja efetivado. Isso exige uma revisão dos processos avaliativos e a adoção de políticas inclusivas, que considerem as diversidades dos alunos.

A incorporação de tecnologias educacionais (Afirmativa III) no processo de ensino-aprendizagem é outro aspecto fundamental, pois permite modernizar as práticas pedagógicas e aproximar a escola do contexto tecnológico em que os alunos estão inseridos.

Por fim, a discussão sobre uma escola pública de qualidade (Afirmativa IV) é um ponto central, já que a educação de excelência é um direito de todos e um dever do Estado. Somente com investimentos e políticas consistentes a escola poderá cumprir plenamente seu papel social.

Portanto, todas as afirmativas (I, II, III e IV) estão corretas, pois representam dimensões complementares e necessárias para que a escola exerça sua função de forma integral, contribuindo para a formação crítica e cidadã dos estudantes.

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