Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A didática, na perspectiva sócio-histórica, tem a prática social como ponto de partida de todo o processo pedagógico. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

A didática, na perspectiva sócio-histórica, tem a prática social como ponto de partida de todo o processo pedagógico. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Resposta:

A alternativa correta é D)

O ensaio a seguir discute a importância da didática na perspectiva sócio-histórica, destacando a prática social como elemento central do processo pedagógico.

A didática, quando analisada sob a ótica sócio-histórica, coloca a prática social como alicerce fundamental para a construção do conhecimento. Essa abordagem reconhece que o aprendizado não ocorre de forma isolada, mas sim a partir das interações e experiências concretas dos alunos dentro de seu contexto social. Nesse sentido, a alternativa D) apresenta-se como a correta, pois reforça a necessidade de vincular o conteúdo escolar à realidade dos estudantes, tornando-o socialmente relevante.

As demais alternativas apresentam equívocos conceituais em relação a essa perspectiva. A alternativa A) desconsidera a importância da prática social imediata do aluno, enquanto a B) nega a relação entre conteúdo e vivência - ambos aspectos essenciais na abordagem sócio-histórica. A alternativa C) parte de uma premissa equivocada ao supor que o aluno nada conhece, ignorando seus saberes prévios. Já a E) limita excessivamente as experiências a serem trabalhadas, centrando-as apenas no educador.

A didática sócio-histórica propõe, portanto, uma educação dialógica, onde o conhecimento escolar emerge da articulação entre os saberes científicos e as experiências sociais dos educandos. Essa concepção supera a visão bancária da educação, promovendo uma aprendizagem significativa e transformadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *