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A produção “flexível”, ao ajustar o trabalho à demanda, retira a segurança no emprego e vulnerabiliza a subjetividade do/a trabalhador/a. Na escola, a “flexibilidade” das reformas empreendidas pelo Estado neoliberal aumenta a jornada de trabalho dos/das docentes, não possibilita aumento de salário e induz a escola à responsabilização moral pelo seu desempenho acadêmico. A compreensão da existência de relação entre mudanças econômicas e reformas do Estado sugere: I- uma leitura economicista da educação; II- uma relação dialética entre o nível econômico e os níveis político, jurídico e ideológico; III- uma compreensão estruturalista das mudanças econômicas; IV- uma leitura política das reformas educacionais. Estão corretas as alternativas:

A produção “flexível”, ao ajustar o trabalho à demanda, retira a segurança no emprego e vulnerabiliza a subjetividade do/a trabalhador/a. Na escola, a “flexibilidade” das reformas empreendidas pelo Estado neoliberal aumenta a jornada de trabalho dos/das docentes, não possibilita aumento de salário e induz a escola à responsabilização moral pelo seu desempenho acadêmico. A compreensão da existência de relação entre mudanças econômicas e reformas do Estado sugere:

I- uma leitura economicista da educação;
II- uma relação dialética entre o nível econômico e os níveis político, jurídico e ideológico;
III- uma compreensão estruturalista das mudanças econômicas;
IV- uma leitura política das reformas educacionais.

Estão corretas as alternativas:






Resposta:

A alternativa correta é D)

A produção "flexível" no contexto do trabalho contemporâneo reflete uma dinâmica econômica que prioriza a adaptação às demandas do mercado, muitas vezes em detrimento da estabilidade e segurança dos trabalhadores. Essa lógica, quando transposta para o campo educacional através das reformas neoliberais, acentua a precarização do trabalho docente, ampliando jornadas sem contrapartidas salariais e transferindo para a escola e seus profissionais a responsabilidade por resultados que são, em grande parte, determinados por fatores estruturais.

Analisando as alternativas apresentadas, a compreensão da relação entre mudanças econômicas e reformas estatais demanda:

  • II - Uma relação dialética entre o nível econômico e os níveis político, jurídico e ideológico: Esta afirmação está correta, pois as reformas educacionais não ocorrem isoladamente, mas sim em interação com outras esferas da sociedade.
  • IV - Uma leitura política das reformas educacionais: Também correta, já que as mudanças na educação refletem projetos políticos e ideológicos que transcendem a mera dimensão técnica.

As alternativas I e III apresentam limitações: a primeira reduz a educação a uma perspectiva puramente econômica, enquanto a terceira adota um enfoque estruturalista que pode negligenciar a agência dos sujeitos e as contradições do processo histórico.

Portanto, a alternativa D) II e IV constitui a resposta correta, pois capta adequadamente a complexidade das relações entre economia, política e educação no contexto das reformas neoliberais.

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