Oliveira (2003), analisando a relação entre educação e planejamento como determinante na concepção da escola como núcleo da gestão educacional, afirma, entre outras, a idéia de que, a partir da década de 90,
Oliveira (2003), analisando a relação entre educação e planejamento como determinante na concepção da escola como núcleo da gestão educacional, afirma, entre outras, a idéia de que, a partir da década de 90,
- A)a valorização do setor privado como referencial de modelo eficaz de gestão parte do suposto de que os recursos para a educação são insuficientes e os mecanismos de distribuição, irracionais.
- B)o planejamento central ainda responde às expectativas do momento, definindo investimentos e uniformizando-os para cada escola, cada município e cada estado, independentemente de suas potencialidades.
- C)é depositada na educação a expectativa de que esta possa, através da mobilidade social, melhorar os mecanismos de distribuição de renda e inserção produtiva, através do preparo dos indivíduos para o mercado de trabalho.
- D)a grande produção acadêmica denunciando o caráter economicista das relações entre educação e desenvolvimento resulta na superação desta abordagem, tanto nos planos de governo quanto em documentos que tratam de políticas sociais.
- E)as reformas administrativas no setor educacional vêm incorporando, efetivamente, os segmentos sociais e suas representações em novos modelos de gestão mais democráticos, porque mais participativos na descentralização dos serviços.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Oliveira (2003), ao analisar a relação entre educação e planejamento como elementos centrais na concepção da escola como núcleo da gestão educacional, destaca que, a partir da década de 1990, a educação passou a ser vista como um instrumento capaz de promover mobilidade social e melhorar os mecanismos de distribuição de renda e inserção produtiva. Essa perspectiva está alinhada com a alternativa C), que afirma:
"é depositada na educação a expectativa de que esta possa, através da mobilidade social, melhorar os mecanismos de distribuição de renda e inserção produtiva, através do preparo dos indivíduos para o mercado de trabalho."
Essa visão reflete a crença de que a educação não apenas qualifica os indivíduos para o trabalho, mas também contribui para reduzir desigualdades sociais e econômicas. As demais alternativas apresentam ideias que, embora relevantes no debate sobre gestão educacional, não correspondem ao argumento central de Oliveira (2003) no contexto citado.
Deixe um comentário