Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Com relação à didática, que compreende a elaboração de planejamento de ensino, projeto de educação, plano de curso e plano de aula, julgue os itens subsecutivos. Ao se elaborar um plano didático, deve-se primar pela rigidez e exatidão, a fim de se garantir a implementação de todas as atividades nele previstas.

Com relação à didática, que compreende a elaboração de planejamento de ensino, projeto de educação, plano de curso e plano de aula, julgue os itens subsecutivos.

Ao se elaborar um plano didático, deve-se primar pela rigidez e exatidão, a fim de se garantir a implementação de todas as atividades nele previstas.

Resposta:

A alternativa correta é E)

Análise sobre a rigidez no planejamento didático

O planejamento didático é um elemento fundamental para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem, envolvendo a elaboração de documentos como projetos educacionais, planos de curso e planos de aula. No entanto, a afirmação de que um plano didático deve priorizar a rigidez e exatidão para garantir a implementação de todas as atividades previstas é equivocada, conforme indicado pelo gabarito (E) ERRADO.

Um planejamento excessivamente rígido pode se tornar um obstáculo para a adaptação necessária em sala de aula. A educação é um processo dinâmico, influenciado por diversos fatores, como o ritmo de aprendizagem dos alunos, imprevistos no ambiente escolar e mudanças nas necessidades pedagógicas. Um bom plano didático deve ser flexível, permitindo ajustes sem perder de vista seus objetivos principais.

Além disso, a rigidez pode desconsiderar a diversidade dos alunos e suas diferentes formas de aprender. Um plano que não permite adaptações pode se tornar ineficaz, pois não responde às demandas reais da turma. Portanto, o ideal é equilibrar estrutura e maleabilidade, garantindo que o planejamento sirva como um guia orientador, e não como uma camisa de força.

Em síntese, a qualidade de um plano didático não está na sua rigidez, mas na sua capacidade de ser claro, coerente e adaptável, sempre visando ao melhor aproveitamento do processo educativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *