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Objetivos e avaliação são fases do planejamento escolar. Julgue os itens subseqüentes, considerando a relação entre esses três temas. As provas e os testes escritos são instrumentos de avaliação muito utilizados e devem ser elaborados a partir de objetivos previamente determinados. Esses objetivos podem ser: prognóstico, inventário de rendimentos ou diagnóstico.

Objetivos e avaliação são fases do planejamento escolar. Julgue os itens subseqüentes, considerando a relação entre esses três temas.

As provas e os testes escritos são instrumentos de avaliação muito utilizados e devem ser elaborados a partir de objetivos previamente determinados. Esses objetivos podem ser: prognóstico, inventário de rendimentos ou diagnóstico.

Resposta:

A alternativa correta é C)

Objetivos e avaliação no planejamento escolar: uma relação essencial

O planejamento escolar é um processo fundamental para o sucesso do processo educativo, e dentro dele, os objetivos e a avaliação desempenham papéis complementares e interdependentes. A afirmação de que "as provas e os testes escritos são instrumentos de avaliação muito utilizados e devem ser elaborados a partir de objetivos previamente determinados" está correta, pois reflete uma prática pedagógica alinhada com os princípios de um ensino eficaz.

Os objetivos educacionais servem como guias para o trabalho docente, estabelecendo o que se espera que os alunos aprendam. Quando bem formulados, eles permitem que a avaliação seja coerente e justa, pois os instrumentos avaliativos - como provas e testes - devem verificar justamente o alcance desses objetivos. Nesse sentido, a avaliação deixa de ser um fim em si mesma e se torna uma ferramenta para verificar a eficácia do processo de ensino-aprendizagem.

Os três tipos de objetivos mencionados - prognóstico, inventário de rendimentos e diagnóstico - cumprem funções distintas, mas igualmente importantes:

  • O objetivo prognóstico permite antever dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • O inventário de rendimentos verifica o que foi efetivamente aprendido;
  • O diagnóstico identifica pontos fortes e fracos no aprendizado.

Portanto, a elaboração de instrumentos avaliativos sem considerar os objetivos previamente estabelecidos seria como navegar sem rumo. A avaliação só adquire sentido pleno quando está alinhada aos objetivos traçados, permitindo ao educador fazer ajustes necessários no processo de ensino e oferecer feedback valioso aos estudantes. A alternativa C está correta ao afirmar essa relação intrínseca entre objetivos e avaliação no contexto escolar.

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