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Objetivos e avaliação são fases do planejamento escolar. Julgue os itens subseqüentes, considerando a relação entre esses três temas. Em um planejamento escolar, o estabelecimento dos objetivos é um ato político, já que é um ato decisório. Nesse sentido, a escolha do referido objetivo deve-se dar da forma mais consciente possível, sempre embasada e restrita às experiências anteriores dos segmentos envolvidos no processo educativo.

Objetivos e avaliação são fases do planejamento escolar. Julgue os itens subseqüentes, considerando a relação entre esses três temas.

Em um planejamento escolar, o estabelecimento dos objetivos é um ato político, já que é um ato decisório. Nesse sentido, a escolha do referido objetivo deve-se dar da forma mais consciente possível, sempre embasada e restrita às experiências anteriores dos segmentos envolvidos no processo educativo.

Resposta:

A alternativa correta é E)

Objetivos e avaliação no planejamento escolar: uma análise crítica

O planejamento escolar é um processo complexo que envolve diversas etapas interligadas, sendo o estabelecimento de objetivos e a avaliação dois elementos fundamentais deste ciclo. A afirmação apresentada contém aspectos pertinentes, mas também revela limitações que merecem reflexão.

É correto afirmar que o estabelecimento de objetivos no planejamento escolar constitui um ato político e decisório. De fato, a definição de objetivos educacionais reflete escolhas de valores, prioridades sociais e concepções de educação, sendo portanto inerentemente político. No entanto, a afirmação se torna problemática ao sugerir que esta escolha deve estar "restrita às experiências anteriores dos segmentos envolvidos".

Esta segunda parte da afirmação é equivocada por três razões principais:

  1. A educação deve ser prospectiva, preparando os alunos para desafios futuros, não apenas reproduzir experiências passadas
  2. Inovações pedagógicas frequentemente surgem justamente da superação de experiências anteriores
  3. O planejamento deve considerar as transformações sociais e tecnológicas em curso, que podem exigir novas abordagens

Portanto, enquanto o caráter político da definição de objetivos está correto, a limitação às experiências anteriores representa uma visão reducionista do processo educativo. A avaliação, por sua vez, deve servir como ferramenta para verificar não apenas a consecução dos objetivos estabelecidos, mas também a adequação destes objetivos à realidade em constante transformação.

O gabarito E (ERRADO) está correto porque, embora parte da afirmação seja válida, a restrição às experiências anteriores constitui um equívoco pedagógico significativo.

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