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Objetivos e avaliação são fases do planejamento escolar. Julgue os itens subseqüentes, considerando a relação entre esses três temas. O estabelecimento de objetivos, em um planejamento educacional, deve estar alicerçado em uma única filosofia. Entretanto, quando se trata de estabelecer as técnicas avaliativas, pode-se fundamentá-las em diversas filosofias, de modo a possibilitar variedade de avaliações.

Objetivos e avaliação são fases do planejamento escolar. Julgue os itens subseqüentes, considerando a relação entre esses três temas.

O estabelecimento de objetivos, em um planejamento educacional, deve estar alicerçado em uma única filosofia. Entretanto, quando se trata de estabelecer as técnicas avaliativas, pode-se fundamentá-las em diversas filosofias, de modo a possibilitar variedade de avaliações.

Resposta:

A alternativa correta é E)

Objetivos e avaliação no planejamento escolar: uma análise crítica

O planejamento escolar é um processo complexo que envolve a articulação entre objetivos educacionais e métodos avaliativos. A afirmação apresentada sugere que os objetivos devem se basear em uma única filosofia, enquanto as técnicas avaliativas poderiam se fundamentar em diversas correntes filosóficas. Esta proposição, no entanto, revela uma incompreensão fundamental sobre a coerência necessária no processo educacional.

Na prática pedagógica, os objetivos de aprendizagem e os instrumentos avaliativos devem estar em perfeita sintonia, pois a avaliação existe para verificar se os objetivos propostos foram alcançados. Se os objetivos se baseiam em uma determinada filosofia educacional (como o construtivismo, por exemplo), mas as avaliações são elaboradas a partir de princípios filosóficos distintos (como o behaviorismo), cria-se uma dissonância que prejudica o processo de ensino-aprendizagem.

Vale ressaltar que:

  • A coerência filosófica entre objetivos e avaliação garante a integridade do projeto pedagógico
  • Diferentes técnicas avaliativas podem (e devem) ser utilizadas, mas sempre alinhadas à mesma base filosófica dos objetivos
  • A variedade na avaliação deve ocorrer nos instrumentos, não nos fundamentos filosóficos

Portanto, a afirmação inicial está incorreta, como indicado pelo gabarito (E) ERRADO. Um planejamento educacional eficaz exige harmonia conceitual em todas as suas etapas, desde a definição dos objetivos até a elaboração dos instrumentos avaliativos.

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