Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A organização didática da aula, como ação colaborativa, pressupõe:

A organização didática da aula, como ação colaborativa, pressupõe:

Resposta:

A alternativa correta é D)

A organização didática da aula, como ação colaborativa, envolve múltiplas dimensões que se complementam para garantir uma prática pedagógica eficiente e reflexiva. O gabarito correto, indicado como alternativa D, demonstra que as três proposições apresentadas são válidas e interconectadas.

Em primeiro lugar, a alternativa A destaca a importância da construção coletiva, que deve partir de uma realidade local sem perder de vista o contexto global. Isso significa que o planejamento didático não pode ser dissociado do ambiente em que a escola está inserida, considerando as particularidades dos alunos e da comunidade, ao mesmo tempo em que os conecta com questões mais amplas.

A alternativa B reforça a necessidade de reflexão sobre a própria prática pedagógica, um ciclo contínuo que parte da realidade concreta e retorna a ela com novas perspectivas. Essa autoavaliação constante permite ao professor ajustar suas estratégias, tornando o ensino mais dinâmico e adaptado às necessidades dos estudantes.

Por fim, a alternativa C aborda o planejamento como um processo intencional, que evita a rotina e a improvisação. Antecipar ações e atividades garante maior coerência e eficácia no desenvolvimento da aula, assegurando que os objetivos educacionais sejam alcançados.

Portanto, a resposta correta é mesmo a alternativa D, pois todas as afirmações estão corretas e se complementam. A organização didática eficaz exige tanto a colaboração e contextualização quanto a reflexão e o planejamento estruturado, elementos essenciais para uma educação de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *