Questões Sobre o Descritor D21 - Matemática - 9º ano
D21: Reconhecer as diferentes representações de um número racional.
1) Ao medir a espessura de um livro de História, um aluno encontrou 3,5 cm.
- A) [tex]\frac{2}{7} [tex]
- B) [tex]\frac{3}{5} [tex]
- C) [tex]\frac{5}{3} [tex]
- D) [tex]\frac{7}{2} [tex]
A resposta correta é a letra D)
Observe que:
[tex] 3,5 = \frac{35}{10} = \frac{35\ ÷\ 5}{10\ ÷\ 5} = \frac{7}{2} [tex]
Portanto, opção "D".
2) A representação fracionária do número racional 1,8 é:
- A) [tex] \frac{9}{5} [tex]
- B) [tex] \frac{7}{5} [tex]
- C) [tex] \frac{5}{4} [tex]
- D) [tex] \frac{1}{5} [tex]
A resposta correta é a letra A)
Observe que:
[tex] 1,8 = \frac{18}{10} = \frac{18\ ÷\ 2}{10\ ÷\ 2} = \frac{9}{5} [tex]
Portanto, opção "A".
3) Mariana usou 0,5 litro de leite em uma receita de vitamina de frutas.
- A) [tex]\frac{3}{4} [tex]
- B) [tex]\frac{1}{2} [tex]
- C) [tex]\frac{1}{3} [tex]
- D) [tex]\frac{1}{4} [tex]
A resposta correta é a letra B)
Observe que:
[tex] 0,5 = \frac{1}{2} = 50 \%\ [tex]
Portanto, opção "B".
4) Uma professora de Matemática pediu a seus alunos que representassem um mesmo número racional de três formas diferentes. Observe abaixo como quatro alunos representaram o número que escolheram.
- A) Alice.
- B) Dilma.
- C) Lucas.
- D) Meire.
A resposta correta é a letra C)
O único aluno que acertou todas as representações foi Lucas, pois:
[tex] \frac{1}{100} = 1 \%\ = 0,01 [tex]
Portanto, opção "C".
5) No jogo “Encontrando Números Iguais” são lançados 5 dados especialmente preparados para isso.
- A) 1, 2 e 4.
- B) 1, 3 e 4.
- C) 2, 3 e 5.
- D) 3, 4 e 5.
A resposta correta é a letra B)
Os dados com números iguais são:
Dado 1: [tex] 1,50 [tex]
Dado 2: [tex] \frac{7}{4} = 1,75 [tex]
Dado 3: [tex] 1,50 [tex]
Dado 4: [tex] 1 \frac{1}{2} = 1 + 0,5 = 1,50 [tex]
Dado 5: [tex] \frac{1}{5} = 0,20 [tex]
Sendo assim, os dados iguais são: 1, 3 e 4.
Portanto, opção "B".
6) A professora Clotilde pediu que seus estudantes escrevessem um número que representasse meio ou metade.
- A) Cássio e Carla.
- B) Geraldo e Cássio.
- C) Carla e Geraldo.
- D) Geraldo e Fernando.
A resposta correta é a letra B)
Observe que meio pode ser representado por:
[tex] 0,5 = \frac{1}{2} [tex]
Então, os estudantes que acertaram o exercício foram Geraldo e Cássio.
Portanto, opção "B".
7) Qual dos números abaixo representa 36%?
- A) 0,036
- B) 0,36
- C) 3,6
- D) 36
A resposta correta é a letra B)
Observe a resolução a seguir:
[tex] 36\ \% = \frac{36}{100} [tex]
Agora, dividindo 36 por 100, temos:
[tex] 36 ÷ 100 = 0,36 [tex]
Portanto, opção "B".
8) A fração [tex] \frac{3}{5}[tex] pode ser representada pelo número decimal:
- A) 0,35
- B) 0,53
- C) 0,6
- D) 3,5
A resposta correta é a letra C)
Observe:
Dividindo 3 por 5, temos
[tex] 3 ÷ 5 = 0,6 [tex]
Portanto, opção "C".
9) Juliana durante o seu treinamento de arremesso livre de basquete obteve 75% de acerto.
- A)
c c c . - B)
c c c . - C)
c c c . - D)
c c c .
A resposta correta é a letra C)
Observe a resolução a seguir:
[tex] 75\ \% = \frac{75}{100} = \frac{75\ ÷\ 25}{100\ ÷\ 25} = \frac{3}{4} [tex]
Portanto, opção "C".
10) No Brasil, [tex] \frac{3}{4} [tex] da população vive na zona urbana.
- A) 15%
- B) 25%
- C) 34%
- D) 75%
A resposta correta é a letra D)
Observe a resolução a seguir:
Dividindo 3 por 4 obtemos:
[tex] 3 ÷ 4 = 0,75 = \frac{75}{100} = 75\ \% [tex]
Portanto, opção "D".