Para o bom andamento do trabalho pedagógico, é importante que se considerem diversos aspectos em relação ao planejamento do ensino em seus mais diversos níveis. Acerca desse planejamento e da sua execução, julgue o item a seguir.No planejamento de ensino de acordo com a perspectiva andragógica, considera-se a participação dos estudantes nas diversas fases do processo de ensino-aprendizagem, incluindo- se o diagnóstico das necessidades educativas, a elaboração de planos de trabalho e a definição das formas de avaliação.
Para o bom andamento do trabalho pedagógico, é importante que se considerem diversos aspectos em relação ao planejamento do ensino em seus mais diversos níveis. Acerca desse planejamento e da sua execução, julgue o item a seguir.
No planejamento de ensino de acordo com a perspectiva andragógica, considera-se a participação dos estudantes nas diversas fases do processo de ensino-aprendizagem, incluindo- se o diagnóstico das necessidades educativas, a elaboração de planos de trabalho e a definição das formas de avaliação.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
O planejamento de ensino sob a perspectiva andragógica representa uma abordagem diferenciada, que valoriza a participação ativa dos estudantes em todas as etapas do processo educativo. Essa metodologia, fundamentada nos princípios da educação de adultos, reconhece a experiência prévia e a autonomia dos aprendizes como elementos centrais para uma aprendizagem significativa.
No contexto andragógico, o diagnóstico das necessidades educativas não é uma imposição unilateral do educador, mas sim uma construção coletiva que considera as expectativas, os conhecimentos prévios e os objetivos dos próprios estudantes. Essa participação democrática se estende à elaboração dos planos de trabalho, onde os conteúdos e metodologias são definidos em conjunto, respeitando as particularidades do grupo.
A avaliação, nessa perspectiva, também assume um caráter participativo. Os estudantes contribuem na definição dos critérios e instrumentos avaliativos, promovendo uma cultura de autoavaliação e co-responsabilidade pelo processo de aprendizagem. Essa abordagem fortalece o protagonismo do estudante e aumenta o engajamento nas atividades propostas.
Portanto, a afirmação está correta ao destacar que o planejamento andragógico efetivamente incorpora a participação dos estudantes em todas as fases do processo educativo, desde o diagnóstico inicial até a avaliação final, caracterizando-se como uma prática pedagógica democrática e centrada no aprendiz.
Deixe um comentário