Para o bom andamento do trabalho pedagógico, é importante que se considerem diversos aspectos em relação ao planejamento do ensino em seus mais diversos níveis. Acerca desse planejamento e da sua execução, julgue o item a seguir.Em um planejamento de ensino, os objetivos do ensino são definidos com base nos assuntos que serão estudados em cada disciplina, selecionados e organizados a partir do acervo cultural da humanidade e traduzidos em linguagem escolar para facilitar sua apropriação pelos estudantes.
Para o bom andamento do trabalho pedagógico, é importante que se considerem diversos aspectos em relação ao planejamento do ensino em seus mais diversos níveis. Acerca desse planejamento e da sua execução, julgue o item a seguir.
Em um planejamento de ensino, os objetivos do ensino são definidos com base nos assuntos que serão estudados em cada disciplina, selecionados e organizados a partir do acervo cultural da humanidade e traduzidos em linguagem escolar para facilitar sua apropriação pelos estudantes.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
O planejamento do ensino é um processo fundamental para a eficácia do trabalho pedagógico, pois orienta a organização e a execução das atividades educativas. No entanto, a afirmação apresentada contém uma imprecisão conceitual que justifica a marcação da alternativa "E) ERRADO" como resposta correta.
Embora os objetivos do ensino devam, de fato, considerar os conteúdos disciplinares selecionados a partir do acervo cultural da humanidade, sua definição não se limita a essa dimensão. Um planejamento adequado precisa articular três elementos essenciais: os conhecimentos a serem ensinados (conteúdos), as capacidades que se espera desenvolver nos estudantes (objetivos) e as estratégias mais adequadas para promover essa aprendizagem (metodologias).
Os objetivos educacionais devem ser formulados com base nas necessidades de aprendizagem dos alunos, considerando seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional, e não apenas a partir dos assuntos disciplinares. Eles precisam expressar as mudanças desejadas no comportamento dos estudantes, indicando claramente o que deverão saber, compreender ou ser capazes de fazer após o processo de ensino.
Portanto, reduzir a definição dos objetivos apenas aos conteúdos a serem estudados representa uma visão simplista do processo de planejamento, que deve ser mais abrangente e centrado nas reais necessidades de aprendizagem dos alunos. Essa abordagem limitada justifica plenamente a consideração do item como ERRADO.
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