Com relação à taxonomia de Bloom, um dos muitos instrumentos existentes para apoiar o planejamento didático-pedagógico, a estruturação, a organização e a definição de objetivos, julgue o item seguinte.Essa taxonomia envolve apenas os domínios cognitivo e afetivo. As questões psicomotoras são tratadas como periféricas, não se configurando como um domínio, mas como uma categoria.
Com relação à taxonomia de Bloom, um dos muitos instrumentos existentes para apoiar o planejamento didático-pedagógico, a estruturação, a organização e a definição de objetivos, julgue o item seguinte.
Essa taxonomia envolve apenas os domínios cognitivo e afetivo. As questões psicomotoras são tratadas como periféricas, não se configurando como um domínio, mas como uma categoria.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
Com relação à taxonomia de Bloom, é importante esclarecer que sua abordagem original não se limita apenas aos domínios cognitivo e afetivo. Embora esses dois domínios sejam amplamente conhecidos e utilizados no planejamento didático-pedagógico, a taxonomia também inclui o domínio psicomotor, que foi posteriormente desenvolvido por outros autores para complementar a estrutura proposta por Bloom.
A afirmação de que as questões psicomotoras são tratadas como periféricas e não configuram um domínio, mas sim uma categoria, está incorreta. O domínio psicomotor é reconhecido como uma dimensão essencial no processo de aprendizagem, especialmente em contextos que exigem habilidades práticas e motoras, como na educação física, nas artes e em áreas técnicas.
Portanto, a resposta correta para o item em questão é E) ERRADO, pois a taxonomia de Bloom, em sua concepção ampliada, abrange os três domínios: cognitivo, afetivo e psicomotor.
Deixe um comentário