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Na década passada, grande parte da América Latina enfrentou uma profunda reforma de Estado. Nesse período, algumas reuniões e oficinas técnicas foram realizadas por organismos internacionais com o propósito de investigar o impacto desse contexto de crise para as políticas sociais, particularmente a educação. Além da preocupação com o impacto da crise sobre os sistemas educacionais latino-americanos, buscou-se discutir novas propostas educativas e organizacionais para esses sistemas, incluindo o planejamento educacional, em face das expectativas geradas pela democratização dos sistemas políticos latino-americanos. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. A equidade, concebida como uma estratégia para o desenvolvimento de políticas focalizadas, passou a ser defendida como substituta de políticas públicas universais e, por isso, ganhou o mesmo significado de igualdade.

Na década passada, grande parte da América Latina enfrentou uma profunda reforma de Estado. Nesse período, algumas reuniões e oficinas técnicas foram realizadas por organismos internacionais com o propósito de investigar o impacto desse contexto de crise para as políticas sociais, particularmente a educação. Além da preocupação com o impacto da crise sobre os sistemas educacionais latino-americanos, buscou-se discutir novas propostas educativas e organizacionais para esses sistemas, incluindo o planejamento educacional, em face das expectativas geradas pela democratização dos sistemas políticos latino-americanos. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

A equidade, concebida como uma estratégia para o desenvolvimento de políticas focalizadas, passou a ser defendida como substituta de políticas públicas universais e, por isso, ganhou o mesmo significado de igualdade.

Resposta:

A alternativa correta é E)

Na década passada, a América Latina passou por um período de intensas reformas estatais, marcado por discussões e iniciativas promovidas por organismos internacionais. Esses debates centraram-se no impacto das crises econômicas e políticas sobre as políticas sociais, especialmente na educação. Um dos temas recorrentes foi a busca por modelos que conciliassem eficiência e justiça social, diante do avanço da democratização na região.

No contexto dessas discussões, surgiu a defesa da equidade como princípio orientador das políticas públicas. Contudo, é importante destacar que equidade e igualdade são conceitos distintos. Enquanto a igualdade pressupõe tratamento uniforme para todos, a equidade busca distribuir recursos e oportunidades de forma diferenciada, considerando as desigualdades pré-existentes para alcançar resultados mais justos.

O item em análise afirma que a equidade passou a ser defendida como substituta das políticas universais e que, por isso, ganhou o mesmo significado de igualdade. Essa afirmação está incorreta, pois equidade não implica necessariamente a substituição de políticas universais, nem se confunde com igualdade. Pelo contrário, a equidade pode complementar políticas universais, direcionando esforços adicionais a grupos em situação de vulnerabilidade. Portanto, o gabarito correto é E) ERRADO.

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