Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Com relação ao uso das tecnologias da informação (TICs) em educação corporativa, julgue os itens a seguir. A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem, embora intensifique a comunicação síncrona e assíncrona entre estudantes e professores, o que torna o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e personalizado, dificulta o processo de gestão da informação, dada a ausência de recursos nesses ambientes para a organização e consulta das informações armazenadas.

Com relação ao uso das tecnologias da informação (TICs) em educação corporativa, julgue os itens a seguir.

A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem, embora intensifique a comunicação síncrona e assíncrona entre estudantes e professores, o que torna o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e personalizado, dificulta o processo de gestão da informação, dada a ausência de recursos nesses ambientes para a organização e consulta das informações armazenadas.

Resposta:

A alternativa correta é E)

Análise sobre o uso de TICs na educação corporativa

A afirmação apresentada sugere que os ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) dificultam a gestão da informação devido à ausência de recursos para organização e consulta. No entanto, essa perspectiva não condiz com a realidade atual das plataformas de educação digital.

Os modernos sistemas de gestão de aprendizagem (LMS), como Moodle, Blackboard ou Canvas, são justamente projetados para:

  • Armazenar e organizar conteúdos de forma estruturada
  • Permitir buscas eficientes por materiais
  • Oferecer ferramentas de catalogação e indexação
  • Disponibilizar relatórios e análises de acesso

Na verdade, os AVAs facilitam a gestão da informação educacional através de:

  • Sistemas de classificação por tags e metadados
  • Repositórios centralizados de documentos
  • Ferramentas de acompanhamento do progresso dos alunos
  • Mecanismos de versionamento de conteúdo

Portanto, a afirmação original está errada, pois os ambientes virtuais de aprendizagem modernos não apenas não dificultam, como na verdade potencializam a gestão da informação educacional quando bem implementados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *