A pesquisadora Tânia Maria Esperon Porto aponta que embora existam avaliações que evidenciem problemas com o uso de tecnologias em processos educativos (Orozco, 2002; Gutiérrez Mar t ín, 2002) , optou por abordar suas possibilidades, fazendo interlocução com a história de Barreto (2002) e as ideias de Gutiérrez Martín (1998, 2002), considerando que o potencial educativo das tecnologias pressupõe uma sensibilização e preparação docente para o uso, considerando o contexto de ação. Dessa forma, expõe a seguir observações sobre o potencial educativo de alguns elementos que pertencem a essas novas tecnologias: rapidez, recepção individualizada, interatividade e participação, hiper textual idade, real idade vi r tual e digitalização/ideologia. A partir das demandas do mundo do trabalho atual, podemos afirmar que tais elementos são:
A pesquisadora Tânia Maria Esperon Porto aponta que embora existam avaliações que evidenciem problemas com o uso de tecnologias em processos educativos (Orozco, 2002; Gutiérrez Mar t ín, 2002) , optou por abordar suas possibilidades, fazendo interlocução com a história de Barreto (2002) e as ideias de Gutiérrez Martín (1998, 2002), considerando que o potencial educativo das tecnologias pressupõe uma sensibilização e preparação docente para o uso, considerando o contexto de ação. Dessa forma, expõe a seguir observações sobre o potencial educativo de alguns elementos que pertencem a essas novas tecnologias: rapidez, recepção individualizada, interatividade e participação, hiper textual idade, real idade vi r tual e digitalização/ideologia. A partir das demandas do mundo do trabalho atual, podemos afirmar que tais elementos são:
- A)dispensáveis, posto que a empregabilidade no mundo contemporâneo dispensa tais excentricidades.
- B)fundamentais, pois as demandas trabalhistas atuais exigem uma formação ampla e multifacetada.
- C)importantes, com exceção da ideologia, já que os empregados devem seguir as normas da empresa, semquestionamento.
- D)necessários mas não prioritários, pois o trabalho manual não exige conhecimentos tão sofisticados.
- E)de valor secundário, pois o risco do trabalho formal guarda consigo outras exigências mais importantes que a preocupação com as tecnologias.
Resposta:
A alternativa correta é B)
A pesquisadora Tânia Maria Esperon Porto destaca que, apesar das críticas e avaliações que apontam problemas no uso de tecnologias em processos educativos, ela optou por explorar suas possibilidades, dialogando com as contribuições de Barreto (2002) e Gutiérrez Martín (1998, 2002). Segundo ela, o potencial educativo das tecnologias depende de uma sensibilização e preparação docente adequada, considerando o contexto de aplicação.
Entre os elementos das novas tecnologias que apresentam potencial educativo, Porto menciona:
- rapidez
- recepção individualizada
- interatividade e participação
- hipertextualidade
- realidade virtual
- digitalização/ideologia
Diante das demandas do mundo do trabalho atual, a alternativa que melhor reflete a importância desses elementos é a B) fundamentais, pois as demandas trabalhistas atuais exigem uma formação ampla e multifacetada. Isso porque o mercado contemporâneo valoriza profissionais capazes de lidar com ferramentas tecnológicas, adaptar-se a mudanças e interagir em ambientes digitais complexos, características essenciais para a empregabilidade no século XXI.
As demais alternativas subestimam o papel das tecnologias na formação profissional ou ignoram a necessidade de uma visão crítica, como no caso da opção C, que exclui a questão ideológica. A resposta correta, portanto, reforça que esses elementos não são meramente acessórios, mas sim componentes fundamentais para uma educação alinhada com as exigências do mundo atual.
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