Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A pesquisadora Tânia Maria Esperon Porto aponta que embora existam avaliações que evidenciem problemas com o uso de tecnologias em processos educativos (Orozco, 2002; Gutiérrez Mar t ín, 2002) , optou por abordar suas possibilidades, fazendo interlocução com a história de Barreto (2002) e as ideias de Gutiérrez Martín (1998, 2002), considerando que o potencial educativo das tecnologias pressupõe uma sensibilização e preparação docente para o uso, considerando o contexto de ação. Dessa forma, expõe a seguir observações sobre o potencial educativo de alguns elementos que pertencem a essas novas tecnologias: rapidez, recepção individualizada, interatividade e participação, hiper textual idade, real idade vi r tual e digitalização/ideologia. A partir das demandas do mundo do trabalho atual, podemos afirmar que tais elementos são:

A pesquisadora Tânia Maria Esperon Porto aponta que embora existam avaliações que evidenciem problemas com o uso de tecnologias em processos educativos (Orozco, 2002; Gutiérrez Mar t ín, 2002) , optou por abordar suas possibilidades, fazendo interlocução com a história de Barreto (2002) e as ideias de Gutiérrez Martín (1998, 2002), considerando que o potencial educativo das tecnologias pressupõe uma sensibilização e preparação docente para o uso, considerando o contexto de ação. Dessa forma, expõe a seguir observações sobre o potencial educativo de alguns elementos que pertencem a essas novas tecnologias: rapidez, recepção individualizada, interatividade e participação, hiper textual idade, real idade vi r tual e digitalização/ideologia. A partir das demandas do mundo do trabalho atual, podemos afirmar que tais elementos são:

Resposta:

A alternativa correta é B)

A pesquisadora Tânia Maria Esperon Porto destaca que, apesar das críticas e avaliações que apontam problemas no uso de tecnologias em processos educativos, ela optou por explorar suas possibilidades, dialogando com as contribuições de Barreto (2002) e Gutiérrez Martín (1998, 2002). Segundo ela, o potencial educativo das tecnologias depende de uma sensibilização e preparação docente adequada, considerando o contexto de aplicação.

Entre os elementos das novas tecnologias que apresentam potencial educativo, Porto menciona:

  • rapidez
  • recepção individualizada
  • interatividade e participação
  • hipertextualidade
  • realidade virtual
  • digitalização/ideologia

Diante das demandas do mundo do trabalho atual, a alternativa que melhor reflete a importância desses elementos é a B) fundamentais, pois as demandas trabalhistas atuais exigem uma formação ampla e multifacetada. Isso porque o mercado contemporâneo valoriza profissionais capazes de lidar com ferramentas tecnológicas, adaptar-se a mudanças e interagir em ambientes digitais complexos, características essenciais para a empregabilidade no século XXI.

As demais alternativas subestimam o papel das tecnologias na formação profissional ou ignoram a necessidade de uma visão crítica, como no caso da opção C, que exclui a questão ideológica. A resposta correta, portanto, reforça que esses elementos não são meramente acessórios, mas sim componentes fundamentais para uma educação alinhada com as exigências do mundo atual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *