O futuro da educação é a mistura de presencial com virtual. A expansão da EaD e a chegada de cursos dessa modalidade em universidades públicas enseja a discussão acerca do preconceito em relação ao ensino que não é presencial. Romero Tori, pesquisador do tema, encampa a luta contra o título a distância e questiona a sensação de presença: “Existem alunos em curso presencial que estão muito mais distantes do que em curso virtual” .Cristiane Capuchinho. In: Folha de S.Paulo (com adaptações).Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 69 a 74, relativos à mediação pedagógica no AVA. Embora a EaD seja anterior às tecnologias da informação e da comunicação (TICs), é inegável que a EaD tem-se beneficiado muito com os TICs, devido às facilidades que estas proporcionam à comunicabilidade e à acessibilidade.
O futuro da educação é a mistura de presencial com virtual.
A expansão da EaD e a chegada de cursos dessa modalidade em
universidades públicas enseja a discussão acerca do preconceito em
relação ao ensino que não é presencial. Romero Tori, pesquisador
do tema, encampa a luta contra o título a distância e questiona a
sensação de presença: “Existem alunos em curso presencial que
estão muito mais distantes do que em curso virtual” .
Cristiane Capuchinho. In: Folha de S.Paulo (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 69
a 74, relativos à mediação pedagógica no AVA.
Embora a EaD seja anterior às tecnologias da informação e da comunicação (TICs), é inegável que a EaD tem-se beneficiado muito com os TICs, devido às facilidades que estas proporcionam à comunicabilidade e à acessibilidade.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
O futuro da educação está cada vez mais associado à integração entre o ensino presencial e o virtual, como apontado no texto de referência. A expansão da Educação a Distância (EaD) e sua adoção por universidades públicas evidenciam uma transformação no cenário educacional, que ainda enfrenta resistências e preconceitos. No entanto, conforme destacado por Romero Tori, a distância física não é sinônimo de desconexão pedagógica, pois há alunos que, mesmo em cursos presenciais, podem estar mais "distantes" do aprendizado do que em ambientes virtuais bem estruturados.
O texto também menciona que a EaD, embora exista antes do advento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), foi profundamente impulsionada por elas. As TICs trouxeram avanços significativos em comunicabilidade e acessibilidade, facilitando a interação entre alunos e professores, o acesso a materiais didáticos e a personalização do aprendizado. Portanto, é correto afirmar que a EaD se beneficiou enormemente dessas tecnologias, consolidando-se como uma modalidade educacional viável e eficaz.
Dessa forma, a afirmação de que "a EaD tem-se beneficiado muito com os TICs, devido às facilidades que estas proporcionam à comunicabilidade e à acessibilidade" está correta, conforme o gabarito indicado (C). A mediação pedagógica em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) só se tornou tão dinâmica e inclusiva graças aos recursos tecnológicos, que permitem superar barreiras geográficas e temporais, democratizando o acesso ao conhecimento.
Deixe um comentário