O futuro da educação é a mistura de presencial com virtual. A expansão da EaD e a chegada de cursos dessa modalidade em universidades públicas enseja a discussão acerca do preconceito em relação ao ensino que não é presencial. Romero Tori, pesquisador do tema, encampa a luta contra o título a distância e questiona a sensação de presença: “Existem alunos em curso presencial que estão muito mais distantes do que em curso virtual” .Cristiane Capuchinho. In: Folha de S.Paulo (com adaptações).Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 69 a 74, relativos à mediação pedagógica no AVA. A assincronicidade deve ser evitada, pois impede a interação no AVA.
O futuro da educação é a mistura de presencial com virtual.
A expansão da EaD e a chegada de cursos dessa modalidade em
universidades públicas enseja a discussão acerca do preconceito em
relação ao ensino que não é presencial. Romero Tori, pesquisador
do tema, encampa a luta contra o título a distância e questiona a
sensação de presença: “Existem alunos em curso presencial que
estão muito mais distantes do que em curso virtual” .
Cristiane Capuchinho. In: Folha de S.Paulo (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 69
a 74, relativos à mediação pedagógica no AVA.
A assincronicidade deve ser evitada, pois impede a interação no AVA.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
O futuro da educação está cada vez mais associado à integração entre o ensino presencial e o virtual. A expansão da Educação a Distância (EaD) e sua crescente adoção até mesmo em universidades públicas têm levantado debates importantes, especialmente sobre o preconceito ainda existente em relação a modalidades não presenciais. Como destacado por Romero Tori, pesquisador da área, a noção de "presença" no aprendizado vai além da proximidade física. Alunos em cursos presenciais podem estar mentalmente distantes, enquanto participantes de ambientes virtuais podem demonstrar engajamento significativo.
No contexto da mediação pedagógica em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), a assincronicidade não deve ser vista como um obstáculo à interação. Pelo contrário, ela oferece flexibilidade, permitindo que alunos e professores participem de discussões e atividades em momentos distintos, adaptando-se a diferentes ritmos e necessidades. A afirmação de que a assincronicidade "impede a interação no AVA" é equivocada, pois ferramentas como fóruns, mensagens e tarefas programadas possibilitam trocas ricas e contínuas, mesmo sem simultaneidade.
Portanto, a alternativa correta para o item em questão é E) ERRADO, já que a assincronicidade, quando bem estruturada, não só não impede a interação, como também pode potencializá-la, tornando o AVA um espaço dinâmico e inclusivo para a aprendizagem.
Deixe um comentário