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Há mais de 10 anos que os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) atribuíram à escola, entre outras funções, a de ensinar os alunos a se relacionarem de maneira seletiva e crítica com o universo das informações a que têm acesso no seu cotidiano. Informações essas que emergem das mais variadas fontes e, hoje, de modo espacial, das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC). Buscando potencializar a inserção dessas tecnologias no currículo, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, de 13 de julho de 2010, apontam que as disciplinas que compõem o currículo devem ser organicamente planejadas e geridas de tal modo “que as tecnologias de informação e comunicação perpassem, transversalmente, a proposta curricular, (…) imprimindo direção aos projetos político- pedagógicos” (BRASIL, 2010). Essas propostas pedagógicas e políticas buscam

Há mais de 10 anos que os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) atribuíram à escola, entre outras funções, a de ensinar os alunos a se relacionarem de maneira seletiva e crítica com o universo das informações a que têm acesso no seu cotidiano. Informações essas que emergem das mais variadas fontes e, hoje, de modo espacial, das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC). Buscando potencializar a inserção dessas tecnologias no currículo, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, de 13 de julho de 2010, apontam que as disciplinas que compõem o currículo devem ser organicamente planejadas e geridas de tal modo “que as tecnologias de informação e comunicação perpassem, transversalmente, a proposta curricular, (…) imprimindo direção aos projetos político-
pedagógicos” (BRASIL, 2010). Essas propostas pedagógicas e políticas buscam

Resposta:

A alternativa correta é D)

Há mais de uma década, os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) estabeleceram como uma das funções da escola a formação de alunos capazes de interagir de forma crítica e seletiva com o vasto universo informacional ao qual têm acesso. Esse desafio se intensificou com o advento das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), que se tornaram ferramentas centrais no cotidiano social e educacional. As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (2010) reforçam essa perspectiva ao defender que as TDIC devem permear transversalmente o currículo escolar, orientando os projetos político-pedagógicos das instituições de ensino.

Entre as alternativas apresentadas, a opção D) destaca-se como a correta, pois sintetiza o propósito central dessas políticas educacionais: garantir a integração efetiva das TDIC no currículo, promovendo uma reconfiguração das práticas pedagógicas em sintonia com a cultura digital. Essa abordagem não se limita à mera inserção de ferramentas tecnológicas, mas exige uma ressignificação dos processos educativos, contemplando conceitos como redes de aprendizagem e mobilidade – elementos fundamentais para compreender as dinâmicas do mundo contemporâneo.

As demais alternativas apresentam distorções em relação ao texto base: a alternativa A) reduz a questão à capacitação docente de forma simplista; a B) culpabiliza os educadores de maneira reducionista; a C) desconsidera as condições materiais das escolas; e a E), embora pertinente, não aborda a dimensão estrutural da integração curricular proposta no documento oficial. Portanto, a alternativa D) é a que melhor reflete o espírito das diretrizes ao propor uma transformação orgânica do currículo escolar em diálogo com as demandas da sociedade digital.

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