Nos ambientes virtuais de aprendizagem, a interação ocorre por meio de dispositivos que permitem a comunicação tanto de forma síncrona, quanto assíncrona, possibilitando a criação de diferentes situações e procedimentos didáticos para incentivar a dialogicidade entre os atores envolvidos nesse processo. Considerando as possibilidades de interação pedagógica no ambiente virtual de aprendizagem, numere corretamente a coluna da esquerda de acordo com a da direita.( ) Trata-se de explicações detalhadas apresentadas aos alunos sobre as funções e ferramentas da plataforma que abriga o ambiente virtual de aprendizagem. ( ) Deve ocorrer entre professores – alunos e alunos – tutores, caracterizada por uma comunicação bidirecional. ( ) Os atores participantes na educação a distância têm possibilidades de estabelecer um processo comunicacional interativo e colaborativo em tempo real (online). ( ) Constitui atividade assíncrona e permite aos alunos construir o conhecimento sobre uma temática de forma colaborativa.( ) Trata-se de uma atividade online que permite uma discussão textual por escrito em tempo real entre vários participantes. (1) Fórum de discussão (2) Linguagem dialógica (3) Atividade síncrona (4) Chat (5) AmbientaçãoA ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:
Nos ambientes virtuais de aprendizagem, a interação ocorre por meio de dispositivos que permitem a comunicação tanto de forma síncrona, quanto assíncrona, possibilitando a criação de diferentes situações e procedimentos didáticos para incentivar a dialogicidade entre os atores envolvidos nesse processo. Considerando as possibilidades de interação pedagógica no ambiente virtual de aprendizagem, numere corretamente a coluna da esquerda de acordo com a da direita.
( ) Deve ocorrer entre professores – alunos e alunos – tutores, caracterizada por uma comunicação bidirecional.
( ) Os atores participantes na educação a distância têm possibilidades de estabelecer um processo comunicacional interativo e colaborativo em tempo real (online).
( ) Constitui atividade assíncrona e permite aos alunos construir o conhecimento sobre uma temática de forma colaborativa.
( ) Trata-se de uma atividade online que permite uma discussão textual por escrito em tempo real entre vários participantes.
(1) Fórum de discussão
(2) Linguagem dialógica
(3) Atividade síncrona
(4) Chat
(5) Ambientação
A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:
- A)5, 2, 3, 1, 4.
- B)3, 1, 4, 5, 2.
- C)4, 5, 1, 3, 2.
- D)3, 5, 4, 2, 1.
- E)3, 2, 4, 1, 5.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Nos ambientes virtuais de aprendizagem, a interação ocorre por meio de dispositivos que permitem a comunicação tanto de forma síncrona quanto assíncrona, possibilitando a criação de diferentes situações e procedimentos didáticos para incentivar a dialogicidade entre os atores envolvidos nesse processo. Considerando as possibilidades de interação pedagógica no ambiente virtual de aprendizagem, é importante compreender a relação entre as características descritas e os conceitos apresentados.
A primeira afirmação trata de explicações detalhadas sobre as funções e ferramentas da plataforma, o que corresponde à ambientação (5). Esse processo é fundamental para que os alunos se familiarizem com o ambiente virtual e suas funcionalidades.
A segunda afirmação descreve uma comunicação bidirecional entre professores, alunos e tutores, caracterizando a linguagem dialógica (2). Essa interação é essencial para promover o diálogo e a construção coletiva do conhecimento.
Já a terceira afirmação aborda a possibilidade de comunicação interativa e colaborativa em tempo real, o que se refere a uma atividade síncrona (3), como aulas ao vivo ou videoconferências.
A quarta afirmação menciona uma atividade assíncrona que permite a construção colaborativa do conhecimento, típica de um fórum de discussão (1), onde os participantes interagem em momentos diferentes.
Por fim, a quinta afirmação descreve uma discussão textual em tempo real, característica do chat (4), que permite a interação imediata entre vários participantes.
Portanto, a ordem correta de associação, de cima para baixo, é 5, 2, 3, 1, 4, correspondente à alternativa A).
Deixe um comentário