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    Apesar do aumento de cerca de 130% nos últimos treze anos no número de matrículas nas instituições de ensino superior (IES) brasileiras, públicas e privadas, um fator é bastante preocupante: as taxas de evasão, que, no ensino presencial geral, é de 24,9% e, no ensino a distância, chega a 28,8%.                                     SEMESP. Mapa do ensino superior 2015. Internet:                                       <http://convergenciacom.net>   (com adaptações). Tendo as informações do texto precedente como referência e considerando as possíveis causas da evasão no ensino superior bem como o papel do psicólogo nesse contexto, assinale a opção correta.

    Apesar do aumento de cerca de 130% nos últimos
treze anos no número de matrículas nas instituições de ensino
superior (IES) brasileiras, públicas e privadas, um fator é bastante
preocupante: as taxas de evasão, que, no ensino presencial geral, é
de 24,9% e, no ensino a distância, chega a 28,8%.

                                    SEMESP. Mapa do ensino superior 2015. Internet:

                                       <http://convergenciacom.net>   (com adaptações).

Tendo as informações do texto precedente como referência e
considerando as possíveis causas da evasão no ensino superior bem
como o papel do psicólogo nesse contexto, assinale a opção correta.

Resposta:

A alternativa correta é E)

O texto apresentado destaca um problema significativo no ensino superior brasileiro: as altas taxas de evasão, que atingem 24,9% no ensino presencial e 28,8% na modalidade a distância. Esse cenário exige uma reflexão sobre as causas desse fenômeno e as estratégias para combatê-lo, incluindo o papel do psicólogo nesse contexto. Entre as alternativas apresentadas, a opção correta é a letra E, que propõe a execução ou aprimoramento de programas de assistência e orientação aos alunos para identificar e solucionar dificuldades de aprendizagem.

A evasão no ensino superior é um problema multifatorial, envolvendo questões financeiras, adaptação ao ambiente acadêmico, falta de identificação com o curso escolhido e dificuldades pedagógicas. Nesse sentido, a atuação do psicólogo é fundamental, pois ele pode auxiliar no desenvolvimento de estratégias de acolhimento, orientação vocacional e suporte emocional, contribuindo para a permanência e o sucesso dos estudantes.

A alternativa E é a mais adequada porque reconhece a necessidade de intervenções direcionadas às dificuldades específicas dos alunos, incluindo aquelas relacionadas ao aprendizado. Programas de assistência e orientação, quando bem estruturados, podem reduzir a evasão ao oferecer suporte personalizado, ajudando os estudantes a superar obstáculos acadêmicos e emocionais. As demais alternativas, embora abordem aspectos relevantes, não contemplam de forma tão abrangente e direta a importância do acompanhamento individualizado e da detecção de problemas de aprendizagem.

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