Apesar do aumento de cerca de 130% nos últimos treze anos no número de matrículas nas instituições de ensino superior (IES) brasileiras, públicas e privadas, um fator é bastante preocupante: as taxas de evasão, que, no ensino presencial geral, é de 24,9% e, no ensino a distância, chega a 28,8%. SEMESP. Mapa do ensino superior 2015. Internet: <http://convergenciacom.net> (com adaptações). Tendo as informações do texto precedente como referência e considerando as possíveis causas da evasão no ensino superior bem como o papel do psicólogo nesse contexto, assinale a opção correta.
Apesar do aumento de cerca de 130% nos últimos
treze anos no número de matrículas nas instituições de ensino
superior (IES) brasileiras, públicas e privadas, um fator é bastante
preocupante: as taxas de evasão, que, no ensino presencial geral, é
de 24,9% e, no ensino a distância, chega a 28,8%.
SEMESP. Mapa do ensino superior 2015. Internet:
<http://convergenciacom.net> (com adaptações).
Tendo as informações do texto precedente como referência e
considerando as possíveis causas da evasão no ensino superior bem
como o papel do psicólogo nesse contexto, assinale a opção correta.
- A)É importante considerar, na melhoria do desempenho acadêmico, um conjunto de ações voltadas para as políticas de permanência fundamentadas na insuficiência de condições financeiras e culturais dos alunos.
- B)A evasão poderá ser reduzida ao ser realizado um acompanhamento efetivo das instituições de ensino superior, sem ênfase ao problema aluno-mercado de trabalho.
- C)A articulação entre disciplinas, demandas dos alunos e mercado de trabalho é dispensável, uma vez que a evasão tem taxas semelhantes no ensino tanto presencial quanto a distância.
- D)É importante a avaliação dos processos de ensino, uma vez que as semelhanças entre as taxas de evasão nas duas modalidades de ensino superior indicam a inexistência de falhas no tipo de serviço prestado.
- E)A execução de programas de assistência e de orientação de alunos deve ser desenvolvida ou aperfeiçoada para serem detectadas as dificuldades de aprendizagem dos alunos.
Resposta:
A alternativa correta é E)
O texto apresentado destaca um problema significativo no ensino superior brasileiro: as altas taxas de evasão, que atingem 24,9% no ensino presencial e 28,8% na modalidade a distância. Esse cenário exige uma reflexão sobre as causas desse fenômeno e as estratégias para combatê-lo, incluindo o papel do psicólogo nesse contexto. Entre as alternativas apresentadas, a opção correta é a letra E, que propõe a execução ou aprimoramento de programas de assistência e orientação aos alunos para identificar e solucionar dificuldades de aprendizagem.
A evasão no ensino superior é um problema multifatorial, envolvendo questões financeiras, adaptação ao ambiente acadêmico, falta de identificação com o curso escolhido e dificuldades pedagógicas. Nesse sentido, a atuação do psicólogo é fundamental, pois ele pode auxiliar no desenvolvimento de estratégias de acolhimento, orientação vocacional e suporte emocional, contribuindo para a permanência e o sucesso dos estudantes.
A alternativa E é a mais adequada porque reconhece a necessidade de intervenções direcionadas às dificuldades específicas dos alunos, incluindo aquelas relacionadas ao aprendizado. Programas de assistência e orientação, quando bem estruturados, podem reduzir a evasão ao oferecer suporte personalizado, ajudando os estudantes a superar obstáculos acadêmicos e emocionais. As demais alternativas, embora abordem aspectos relevantes, não contemplam de forma tão abrangente e direta a importância do acompanhamento individualizado e da detecção de problemas de aprendizagem.
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