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Segundo Candau (2012), em relação ao direito à educação escolar: “num primeiro momento a ênfase foi posta na ampliação dos anos de obrigatoriedade escolar, na perspectiva da universalização do ensino fundamental. […]. No entanto, a expansão do sistema e a presença dos diversos grupos sociais e culturais que passaram a frequentá-lo colocaram em evidência a heterogeneidade dos resultados, os altos índices de evasão e fracasso escolar, a distorção idade-série, particularmente de determinados sujeitos e grupos, colocando no centro dos debates e das preocupações a questão da qualidade da educação. […]” (CANDAU, Vera Maria Ferrão. Direito à educação, diversidade e educação em direitos humanos. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 120, p. 715-726, jul.-set. 2012) A partir da discussão sobre universalização e qualidade da educação escolar no Brasil, apresentada pela autora, pode-se afirmar que

Segundo Candau (2012), em relação ao direito à educação escolar:

“num primeiro momento a ênfase foi posta na ampliação dos anos de obrigatoriedade escolar, na perspectiva
da universalização do ensino fundamental. […]. No entanto, a expansão do sistema e a presença dos diversos
grupos sociais e culturais que passaram a frequentá-lo colocaram em evidência a heterogeneidade dos
resultados, os altos índices de evasão e fracasso escolar, a distorção idade-série, particularmente de
determinados sujeitos e grupos, colocando no centro dos debates e das preocupações a questão da
qualidade da educação. […]”

(CANDAU, Vera Maria Ferrão. Direito à educação, diversidade e educação em direitos humanos. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 120, p.
715-726, jul.-set. 2012)

A partir da discussão sobre universalização e qualidade da educação escolar no Brasil, apresentada pela autora, pode-se
afirmar que

Resposta:

A alternativa correta é B)

O trecho de Candau (2012) destaca a evolução do direito à educação no Brasil, inicialmente focado na ampliação do acesso ao ensino fundamental, mas que posteriormente revelou desafios como evasão, fracasso escolar e desigualdades educacionais. A autora aponta que a expansão do sistema trouxe à tona a necessidade de discutir não apenas a universalização, mas também a qualidade da educação, especialmente diante da diversidade de alunos que passaram a integrar as escolas.

Analisando as alternativas, a opção B) é a que melhor reflete a preocupação apresentada por Candau. A evasão escolar, de fato, tem sido um dos principais problemas enfrentados pelas políticas públicas educacionais no Brasil, levando à criação de estratégias como programas de transferência de renda (por exemplo, o Bolsa Família) para incentivar a permanência dos estudantes na escola. Essa abordagem reconhece que fatores socioeconômicos influenciam diretamente o acesso e a continuidade dos estudos, alinhando-se à discussão sobre equidade e qualidade na educação.

As demais alternativas apresentam imprecisões ou generalizações que não correspondem integralmente ao contexto discutido pela autora. A universalização do ensino fundamental não está necessariamente vinculada à queda de repasses do FUNDEF (alternativa A), nem se limita a grandes capitais em detrimento do interior (alternativa D). Além disso, a heterogeneidade dos estudantes, mencionada na alternativa C, não deve ser vista como um obstáculo, mas sim como um desafio a ser enfrentado por meio de políticas inclusivas e adaptadas à diversidade.

Portanto, a alternativa B) corretamente identifica a evasão escolar como uma questão central nas políticas educacionais, reforçando a necessidade de ações integradas para garantir não apenas o acesso, mas também a permanência e o sucesso dos alunos no sistema de ensino.

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