Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Segundo Rangel (2013), a repetência é considerada o maior problema da escola brasileira e, estatisticamente, assim se evidencia. No entanto, ao ser reprovado o aluno já não é mais o mesmo; muda o professor, que já não conhece suas debilidades; muda a turma, e com isso os colegas e amigos. Há ainda a mudança de conteúdo que ocorre porque

Segundo Rangel (2013), a repetência é considerada o
maior problema da escola brasileira e, estatisticamente,
assim se evidencia. No entanto, ao ser reprovado o aluno
já não é mais o mesmo; muda o professor, que já não
conhece suas debilidades; muda a turma, e com isso os
colegas e amigos. Há ainda a mudança de conteúdo que
ocorre porque

Resposta:

A alternativa correta é D)

Segundo Rangel (2013), a repetência é considerada um dos maiores problemas da escola brasileira, com impactos significativos não apenas nos índices educacionais, mas também na vida do aluno reprovado. Ao ser retido, o estudante enfrenta uma série de mudanças que vão além da simples repetição dos conteúdos: ele perde o vínculo com o professor original – que já conhecia suas dificuldades –, é inserido em uma nova turma, distanciando-se de colegas e amigos, e ainda precisa lidar com alterações no currículo.

O texto aponta que a mudança no conteúdo programático ocorre porque "cada professor vai com o programa até onde consegue" (alternativa D). Essa afirmação revela uma realidade fragmentada do sistema educacional, onde não há uniformidade no cumprimento dos planos de ensino. A justificativa correta (D) destaca a subjetividade na aplicação do currículo, dependendo do ritmo, metodologia e interpretação individual do docente, o que pode prejudicar ainda mais o aluno repetente, já deslocado de seu contexto original.

As demais alternativas, embora apresentem aspectos relevantes da dinâmica escolar – como atualizações pedagógicas (A), desenvolvimento institucional (B), evolução da organização escolar (C) e formação docente (E) – não capturam a essência do problema descrito: a falta de sincronia no avanço do programa devido às limitações ou escolhas individuais dos professores. Essa inconsistência aprofunda as desigualdades de aprendizagem, especialmente para aqueles em situação de repetência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *