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Paula, monitora de creche, tem observado que uma criança de sua turma vem faltando sistematicamente, sem justificativas da família. Ciente de que a educação infantil é um direito da criança e de que o excesso de faltas pode prejudicar o avanço de seu desenvolvimento, Paula informou a diretora da unidade sobre a situação. Diante dessa informação, a primeira atitude correta a ser tomada pela diretora deverá ser a de

Paula, monitora de creche, tem observado que uma
criança de sua turma vem faltando sistematicamente,
sem justificativas da família. Ciente de que a educação
infantil é um direito da criança e de que o excesso de
faltas pode prejudicar o avanço de seu desenvolvimento,
Paula informou a diretora da unidade sobre a situação.
Diante dessa informação, a primeira atitude correta a ser
tomada pela diretora deverá ser a de

Resposta:

A alternativa correta é A)

No contexto apresentado, a situação envolve uma criança que vem faltando sistematicamente à creche sem justificativas da família. Paula, como monitora, demonstrou responsabilidade ao comunicar a diretora sobre o caso, considerando o impacto que a ausência pode ter no desenvolvimento infantil e o direito da criança à educação.

A primeira atitude correta a ser tomada pela diretora, conforme indicado pelo gabarito, é a alternativa A) conversar com os pais ou responsáveis. Essa abordagem é a mais adequada por vários motivos:

  • Permite entender as razões por trás das faltas, que podem estar relacionadas a questões familiares, de saúde ou outras dificuldades.
  • Estabelece um diálogo direto com a família, fortalecendo a parceria entre a instituição e os responsáveis.
  • Possibilita orientar os pais sobre a importância da frequência escolar e os efeitos negativos das ausências prolongadas.
  • Evita medidas mais extremas inicialmente, como notificações ou intervenções externas, que podem ser desnecessárias se o problema for resolvido com comunicação.

As demais alternativas, embora possam ser pertinentes em situações mais graves ou após esgotadas as tentativas de diálogo, não representam a primeira ação adequada. Notificar a Associação de Pais e Mestres (B), a Secretaria de Educação (C), registrar um boletim de ocorrência (D) ou acionar a Assistência Social (E) são medidas que devem ser consideradas apenas se a conversa com a família não resolver o problema ou se houver indícios de negligência ou violação de direitos.

Portanto, o diálogo com os responsáveis é o passo inicial mais coerente, alinhado com o princípio de buscar soluções colaborativas e de proteção ao desenvolvimento da criança.

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