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Os dados de repetência, evasão escolar e analfabetismo demonstram o quanto o sistema educacional brasileiro está pouco atento às efetivas carências educacionais do país. Há anos são feitas campanhas para a erradicação do analfabetismo, contudo as taxas continuam muito altas (Luckesi, 1999). Para o autor, a democratização da educação escolar, como meio de desenvolvimento do educando, do ponto de vista coletivo e individual, sustenta-se em três elementos básicos:

Os dados de repetência, evasão escolar e analfabetismo
demonstram o quanto o sistema educacional brasileiro
está pouco atento às efetivas carências educacionais do
país. Há anos são feitas campanhas para a erradicação
do analfabetismo, contudo as taxas continuam muito
altas (Luckesi, 1999). Para o autor, a democratização da
educação escolar, como meio de desenvolvimento do
educando, do ponto de vista coletivo e individual, sustenta-se em três elementos básicos:

Resposta:

A alternativa correta é E)

O sistema educacional brasileiro enfrenta desafios históricos, como altas taxas de repetência, evasão escolar e analfabetismo, que evidenciam uma desconexão entre as políticas públicas e as reais necessidades da população. Conforme apontado por Luckesi (1999), décadas de campanhas pela erradicação do analfabetismo não produziram os resultados esperados, mantendo o país em patamares preocupantes. Essa realidade exige uma reflexão sobre os pilares da democratização da educação, que deve visar tanto o desenvolvimento coletivo quanto individual.

Entre as alternativas apresentadas para sustentar essa democratização, a opção correta é a E) acesso universal ao ensino, permanência na escola e qualidade satisfatória da instrução. Essa tríade representa os fundamentos essenciais para um sistema educacional inclusivo e eficaz. O acesso garante o direito à educação, a permanência combate a evasão escolar, e a qualidade assegura que o ensino seja transformador. Enquanto outras alternativas mencionam elementos importantes como avaliação e planejamento, apenas a alternativa E aborda de forma integral os três eixos estruturantes necessários para superar as desigualdades educacionais no Brasil.

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