Alicia Fernández ressalta que o fracasso escolar pode ocorrer por causas “externas à estrutura familiar e individual do que fracassa em aprender, ou internas à estrutura familiar e individual”. (FERNÁNDEZ, 1990, p. 81.) Tendo como referência as reflexões dessa autora, analise as seguintes afirmativas sobre o fracasso escolar.I. Para resolver o problema de aprendizagem reativo, será preciso recorrer a planos de prevenção nas instituições escolares e intervir auxiliando por meio de indicações adequadas. II. Quando o fracasso é decorrente de causas associadas à estrutura individual e familiar da criança (problema de aprendizagem sintoma ou inibição), é preciso uma intervenção psicopedagógica, como oferta de grupo de tratamento psicopedagógico à criança, oficina de trabalho, entrevistas de familiares, entre outras. III. Na inibição cognitiva, ocorrem alterações no aprender como omissões, alterações de letras ou dificuldades pontuais, remetendo a modalidade de aprendizagem ao conflito e ao desequilíbrio. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alicia Fernández ressalta que o fracasso escolar pode ocorrer por causas “externas à estrutura familiar e individual do que fracassa em aprender, ou internas à estrutura familiar e individual”. (FERNÁNDEZ, 1990, p. 81.)
Tendo como referência as reflexões dessa autora, analise as seguintes afirmativas sobre o fracasso escolar.
I. Para resolver o problema de aprendizagem reativo, será preciso recorrer a planos de prevenção nas instituições escolares e intervir auxiliando por meio de indicações adequadas.
II. Quando o fracasso é decorrente de causas associadas à estrutura individual e familiar da criança (problema de aprendizagem sintoma ou inibição), é preciso uma intervenção psicopedagógica, como oferta de grupo de tratamento psicopedagógico à criança, oficina de trabalho, entrevistas de familiares, entre outras.
III. Na inibição cognitiva, ocorrem alterações no aprender como omissões, alterações de letras ou dificuldades pontuais, remetendo a modalidade de aprendizagem ao conflito e ao desequilíbrio.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
- A)I e II, apenas.
- B)III, apenas.
- C)II e III, apenas
- D)I, apenas.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Alicia Fernández ressalta que o fracasso escolar pode ocorrer por causas "externas à estrutura familiar e individual do que fracassa em aprender, ou internas à estrutura familiar e individual". Partindo dessa reflexão, analisaremos as afirmativas sobre o tema.
A afirmativa I destaca a necessidade de planos de prevenção e intervenção nas instituições escolares para resolver problemas de aprendizagem reativos, o que está alinhado com a abordagem de Fernández ao considerar fatores externos. Já a afirmativa II aborda a intervenção psicopedagógica quando o fracasso está associado à estrutura individual e familiar da criança, correspondendo à perspectiva de causas internas apresentada pela autora.
A afirmativa III, por sua vez, descreve características da inibição cognitiva, mas não estabelece uma relação direta com as categorias de análise propostas por Fernández, ficando mais restrita a aspectos específicos do processo de aprendizagem.
Portanto, as afirmativas I e II são as que melhor refletem a perspectiva teórica de Alicia Fernández sobre as causas e abordagens do fracasso escolar, sendo a alternativa correta a letra A) I e II, apenas.
Deixe um comentário