No tocante ao fracasso escolar na instituição, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I – A família do aluno incluído como fracassado não tem participação ativa. II – Somente é causado pelas dificuldades existentes no próprio ambiente escolar. III – Apenas as crianças economicamente mais vulneráveis não são capazes de aprender.
analise os itens a seguir e, ao final, assinale a
alternativa correta:
fracassado não tem participação ativa.
existentes no próprio ambiente escolar.
vulneráveis não são capazes de aprender.
- A)Apenas o item I é verdadeiro.
- B)Apenas o item II é verdadeiro.
- C)Apenas o item III é verdadeiro.
- D)Apenas os itens II e III são verdadeiros.
- E)Nenhum dos itens é verdadeiro.
Resposta:
A alternativa correta é E)
O fracasso escolar é um tema complexo que envolve múltiplos fatores, e a análise dos itens apresentados revela que nenhuma das afirmações pode ser considerada totalmente verdadeira. O primeiro item afirma que a família do aluno "fracassado" não tem participação ativa, o que é uma generalização inadequada. Embora a falta de engajamento familiar possa contribuir para dificuldades acadêmicas, não é um determinante absoluto, pois há casos em que mesmo com apoio familiar, o aluno enfrenta obstáculos.
O segundo item reduz o fracasso escolar apenas às dificuldades do ambiente escolar, ignorando outros aspectos externos que influenciam o aprendizado, como condições socioeconômicas, saúde mental e acesso a recursos educacionais. A escola certamente desempenha um papel importante, mas não é o único responsável.
Por fim, o terceiro item é particularmente problemático, pois sugere que apenas crianças economicamente vulneráveis não são capazes de aprender, o que é uma visão preconceituosa e equivocada. A capacidade de aprendizagem não está intrinsecamente ligada à condição financeira, e sim a uma conjunção de fatores que incluem metodologias de ensino, suporte emocional e oportunidades educacionais.
Portanto, a alternativa correta é a E) Nenhum dos itens é verdadeiro, já que cada afirmação apresenta uma visão reducionista ou incorreta sobre as causas do fracasso escolar. Uma abordagem mais adequada deve considerar a interação entre família, escola, contexto social e individuais do aluno.
Deixe um comentário