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Baggi e Lopes (2011), ao pesquisarem a evasão dos estudantes no ensino superior, destacam sua complexidade, caracterizada pela diversidade de fatores que a afetam. As autoras, aludindo a conclusões do VI Forum de Pro-Reitores de Graduação de 1995, em Serra Negra, chamam a atenção para o fato de “a evasão e a retenção não poderem dissociar-se do processo mais amplo da avaliação institucional, sob o risco de os indicadores parciais não contemplarem as causas mais significativas dos cursos de graduação, como as questões internas da instituição.” Baggi e Lopes analisam que a avaliação institucional, “por participar ativamente da vida da instituição, é detentora de uma visão privilegiada da universidade e pode contribuir, sobremaneira, com os processos acadêmicos e administrativos, sendo um importante

Baggi e Lopes (2011), ao pesquisarem a evasão dos
estudantes no ensino superior, destacam sua complexidade, caracterizada pela diversidade de fatores que a
afetam. As autoras, aludindo a conclusões do VI Forum
de Pro-Reitores de Graduação de 1995, em Serra Negra,
chamam a atenção para o fato de “a evasão e a retenção
não poderem dissociar-se do processo mais amplo da
avaliação institucional, sob o risco de os indicadores parciais não contemplarem as causas mais significativas dos
cursos de graduação, como as questões internas da instituição.” Baggi e Lopes analisam que a avaliação institucional, “por participar ativamente da vida da instituição,
é detentora de uma visão privilegiada da universidade e
pode contribuir, sobremaneira, com os processos acadêmicos e administrativos, sendo um importante

Resposta:

A alternativa correta é E)

O estudo de Baggi e Lopes (2011) sobre a evasão no ensino superior revela a complexidade desse fenômeno, marcado por múltiplos fatores interligados. As autoras destacam que a evasão não pode ser analisada isoladamente, mas sim como parte integrante do processo de avaliação institucional. Essa abordagem mais ampla permite identificar não apenas os sintomas do problema, mas suas causas profundas, muitas vezes relacionadas a questões internas da própria instituição de ensino.

A avaliação institucional, conforme apontado no texto, possui um papel estratégico na compreensão da dinâmica universitária. Por estar imersa no cotidiano da instituição, ela oferece uma visão privilegiada que pode contribuir significativamente tanto para os processos acadêmicos quanto administrativos. Essa perspectiva holística é fundamental para o aprimoramento contínuo da qualidade educacional.

Entre as alternativas apresentadas, a opção E) "instrumento de correção de metas e objetivos" se mostra como a mais adequada, pois reflete o caráter estratégico e transformador da avaliação institucional. Ela vai além da simples identificação de problemas, servindo como base para reorientar os rumos da instituição, ajustando suas metas e objetivos conforme as necessidades identificadas. Essa função corretiva e prospectiva está em plena sintonia com o papel da avaliação institucional descrito por Baggi e Lopes.

As demais alternativas, embora possam representar ações pontuais decorrentes da avaliação, não capturam a essência transformadora e estratégica do processo avaliativo como um todo. A correção de metas e objetivos (alternativa E) representa justamente essa capacidade da avaliação institucional de reorientar o desenvolvimento da instituição de forma abrangente e sistêmica.

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