“A palavra fracasso significa falhar, ter mau êxito, em algum empreendimento. A palavra, no âmbito escolar, serve para classificar o aluno que não atende à expectativa de aprendizagem de professores, pais, dirigentes escolares e/ou sistemas governamentais de avaliação. O significado de fracasso é, então, socialmente construído em razão das expectativas gerais da sociedade” (VOSS, 2014). O pensamento destacado remete ao tema do fracasso escolar. Para avaliar o desempenho das escolas brasileiras, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) criou o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Em relação ao desempenho/fracasso escolar dos estudantes do ensino básico, é correto afirmar que:
“A palavra
fracasso significa falhar, ter mau êxito,
em algum empreendimento. A palavra,
no âmbito escolar, serve para classificar
o aluno que não atende à expectativa de
aprendizagem de professores, pais,
dirigentes escolares e/ou sistemas
governamentais de avaliação. O
significado de fracasso é, então,
socialmente construído em razão das
expectativas gerais da sociedade” (VOSS,
2014). O pensamento destacado remete
ao tema do fracasso escolar. Para avaliar
o desempenho das escolas brasileiras, o
INEP (Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais) criou o IDEB
(Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica). Em relação ao
desempenho/fracasso escolar dos
estudantes do ensino básico, é correto
afirmar que:
- A)O fracasso escolar é uma questão complexa que envolve dinâmica escolar, relação professor-aluno, sociedade, política, cultura e cognição.
- B)O IDEB, em seus resultados, revela o fim do fracasso escolar no sistema de ensino público brasileiro.
- C)No geral, o IDEB vem constatando que é pior o desempenho de alunos de escolas particulares do que das públicas.
- D)O fracasso escolar é responsabilidade dos professores.
- E)A avaliação observada nas estatísticas nacionais sobre o desempenho dos alunos das escolas públicas leva em conta a desigualdade social.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O fracasso escolar é um tema que transcende a simples noção de desempenho acadêmico insatisfatório. Como apontado no texto, trata-se de um conceito socialmente construído, que reflete as expectativas da sociedade em relação à aprendizagem. A alternativa correta, A), destaca a multidimensionalidade do problema, envolvendo fatores como a dinâmica escolar, as relações pedagógicas, aspectos socioculturais e políticos, além de questões cognitivas individuais.
O IDEB, enquanto indicador, não tem a capacidade de eliminar o fracasso escolar, como sugere a alternativa B), mas serve como ferramenta para diagnosticar desafios e orientar políticas públicas. A afirmação da alternativa C) é equivocada, pois os dados históricos do IDEB mostram que, em média, as escolas particulares apresentam melhores resultados. Já a alternativa D) simplifica excessivamente o problema, atribuindo a responsabilidade exclusivamente aos professores, ignorando a complexidade de fatores que influenciam o desempenho escolar. Por fim, a alternativa E) também não reflete a realidade, pois o IDEB não incorpora explicitamente a desigualdade social em sua metodologia de cálculo, focando-se principalmente em resultados de provas padronizadas e taxas de aprovação.
Portanto, a alternativa A) é a que melhor sintetiza a natureza multifacetada do fracasso escolar, reconhecendo que se trata de um fenômeno influenciado por diversos elementos interconectados, que vão além do ambiente escolar em si.
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