Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Uma boa avaliação, independente de ocorrer em ambientes escolares ou não-escolares depende da nítida correspondência dessa com o processo pedagógico vivenciado. Partindo dessa premissa, leia as frases a seguir e julgue-as conforme as alternativas: I. A construção dos itens avaliativos deve ser deduzida diretamente dos objetivos formulados para o treinamento. II. A finalidade imediata de um treinamento é a aprendizagem; o fato de que muitos treinamentos não possuem objetivos formulados em termos de desempenho impede que a avaliação eficaz ocorra. III. Muitas vezes elabora-se um conjunto de itens avaliativos baseados numa amostragem do conteúdo incluído no programa. IV. Assim, o controle do processo dificilmente fica nas mãos do avaliador, passando para as do especialista em conteúdo, o que impede uma apropriada construção e uma análise de itens avaliativos da aprendizagem.

Uma boa avaliação, independente de ocorrer em ambientes escolares ou não-escolares depende da nítida correspondência dessa com o processo pedagógico vivenciado. Partindo dessa premissa, leia as frases a seguir e julgue-as conforme as alternativas:

I. A construção dos itens avaliativos deve ser deduzida diretamente dos objetivos formulados para o treinamento.

II. A finalidade imediata de um treinamento é a aprendizagem; o fato de que muitos treinamentos não possuem objetivos formulados em termos de desempenho impede que a avaliação eficaz ocorra.

III. Muitas vezes elabora-se um conjunto de itens avaliativos baseados numa amostragem do conteúdo incluído no programa.

IV. Assim, o controle do processo dificilmente fica nas mãos do avaliador, passando para as do especialista em conteúdo, o que impede uma apropriada construção e uma análise de itens avaliativos da aprendizagem.

Resposta:

A alternativa correta é D)

Uma boa avaliação, independentemente de ocorrer em ambientes escolares ou não-escolares, depende da clara correspondência com o processo pedagógico vivenciado. Analisando as assertivas apresentadas, é possível identificar que todas estão corretas, conforme justificado abaixo:

I. A construção dos itens avaliativos deve ser deduzida diretamente dos objetivos formulados para o treinamento.
Essa afirmação está correta, pois a avaliação deve estar alinhada aos objetivos pedagógicos para que seja eficaz e mensure adequadamente o aprendizado.

II. A finalidade imediata de um treinamento é a aprendizagem; o fato de que muitos treinamentos não possuem objetivos formulados em termos de desempenho impede que a avaliação eficaz ocorra.
Essa assertiva também está correta, já que a falta de objetivos claros e mensuráveis dificulta a elaboração de uma avaliação que realmente aferirá o desempenho dos participantes.

III. Muitas vezes elabora-se um conjunto de itens avaliativos baseados numa amostragem do conteúdo incluído no programa.
Essa afirmação é verdadeira, pois é comum que avaliações sejam construídas com base em uma seleção representativa do conteúdo abordado, garantindo abrangência sem sobrecarregar o processo avaliativo.

IV. Assim, o controle do processo dificilmente fica nas mãos do avaliador, passando para as do especialista em conteúdo, o que impede uma apropriada construção e uma análise de itens avaliativos da aprendizagem.
Essa assertiva também está correta, pois quando o especialista em conteúdo domina excessivamente o processo avaliativo, pode haver um desequilíbrio, prejudicando a análise pedagógica e a efetividade da avaliação.

Portanto, a alternativa correta é D) Todas as assertivas estão corretas, já que cada uma delas apresenta uma perspectiva válida e coerente sobre o processo avaliativo e sua relação com os objetivos pedagógicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *