A forma como o ensino é concebido, o entendimento do que é aprender, do que é ensinar, do papel da escola está intimamente relacionado com a forma de avaliar. Portanto, uma mudança na avaliação dos processos de aprendizagem numa perspectiva da construção do conhecimento, exige que o professor tenha as seguintes concepções, EXCETO aquela na qual
A forma como o ensino é concebido, o entendimento do que é aprender, do que é ensinar, do papel da escola está intimamente relacionado com a forma de avaliar. Portanto, uma mudança na avaliação dos processos de aprendizagem numa perspectiva da construção do conhecimento, exige que o professor tenha as seguintes concepções, EXCETO aquela na qual
- A)o sujeito que aprende é concebido como um ser crítico, criativo e participativo, com autonomia e capacidade de tomar decisões.
- B)o ensino privilegia a participação, o diálogo, a autonomia, a reflexão tanto por parte dos professores quanto dos alunos.
- C)a avaliação é analisada à parte do processo de aprendizagem e de ensino, para posteriormente proporcionar tomada de decisões e diferentes aprendizagens.
- D)o erro é visto como propiciador de aprendizagens e as dúvidas dos alunos altamente significativas e reveladoras de um envolvimento e exercício intelectuais.
Resposta:
A alternativa correta é C)
A forma como o ensino é concebido está profundamente ligada à avaliação, refletindo as concepções pedagógicas que orientam o processo de aprendizagem. Uma abordagem que prioriza a construção do conhecimento exige uma visão dinâmica e integrada do ensino, onde avaliação e aprendizagem caminham juntas. Nesse contexto, algumas concepções são essenciais para o professor, exceto uma.
As alternativas apresentadas destacam princípios fundamentais de uma educação crítica e participativa:
- A) O aluno como sujeito ativo, capaz de pensar criticamente e tomar decisões.
- B) O ensino baseado no diálogo, na reflexão e na autonomia de professores e alunos.
- D) O erro como parte do processo de aprendizagem e as dúvidas como indícios de engajamento intelectual.
No entanto, a alternativa C) se destoa dessa perspectiva, pois propõe que a avaliação seja dissociada do processo de ensino e aprendizagem, agindo apenas como um instrumento posterior para decisões. Essa visão fragmentada contradiz a ideia de avaliação contínua e formativa, que deve estar integrada ao cotidiano escolar, acompanhando e orientando o desenvolvimento dos alunos em tempo real.
Portanto, o gabarito correto é C), já que a avaliação, numa perspectiva construtivista, não pode ser analisada isoladamente, mas como parte intrínseca do processo de ensino e aprendizagem.
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