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O tema qualidade da educação é amplamente debatido em diversos setores da sociedade. Essa preocupação com a qualidade na educação surge após a constatação de que a universalização do acesso à escola e a permanência nela vêm sendo cada vez mais garantidos, ainda que não plenamente. Verifica-se, então, que não é somente necessário que se esteja frequentando o sistema escolar, é preciso que a educação tenha qualidade. No entanto, há diferentes concepções de qualidade. A cada concepção de qualidade, como L e M, correspondem características que as diferenciam, conforme o quadro abaixo. L Expressa padrões desejados para produtos e serviços prestados.Controle rígido da gestão, avaliações externas, a fim de se certificar dos que cumprem os padrões e premiá-los, punir ou excluir os que não os cumprem.Ensino ágil e de excelência, organizado através da razão instrumental e da burocratização dos sistemas. MExpressa os direitos sociais de cidadania.Gestão democrática e participativa, avaliação das aprendizagens dos indivíduos e das instituições, a fim de melhorar o ensino.Ensino humanizador e emancipatório, centrado no empoderamento dos sujeitos para a participação nos sistemas.Comparando-se as duas concepções de qualidade, identificam-se, respectivamente, em L e em M, as seguintes concepções:

O tema qualidade da educação é amplamente debatido
em diversos setores da sociedade. Essa preocupação
com a qualidade na educação surge após a constatação
de que a universalização do acesso à escola e a permanência
nela vêm sendo cada vez mais garantidos, ainda
que não plenamente. Verifica-se, então, que não é somente
necessário que se esteja frequentando o sistema
escolar, é preciso que a educação tenha qualidade. No
entanto, há diferentes concepções de qualidade.

A cada concepção de qualidade, como L e M, correspondem
características que as diferenciam, conforme
o quadro abaixo.

L

Expressa padrões desejados
para produtos e serviços prestados.


Controle rígido da gestão,
avaliações externas, a fim
de se certificar dos que
cumprem os padrões e
premiá-los, punir ou excluir
os que não os cumprem.

Ensino ágil e de excelência,
organizado através da
razão instrumental e da
burocratização dos sistemas.

M
Expressa os direitos sociais
de cidadania.

Gestão democrática e participativa,
avaliação das
aprendizagens dos indivíduos e das instituições, a
fim de melhorar o ensino.

Ensino humanizador e
emancipatório, centrado
no empoderamento dos
sujeitos para a participação nos sistemas.

Comparando-se as duas concepções de qualidade, identificam-se,
respectivamente, em L e em M, as seguintes
concepções:

Resposta:

A alternativa correta é B)

O tema da qualidade da educação é amplamente debatido em diversos setores da sociedade, especialmente após a constatação de que, embora o acesso à escola e a permanência nela tenham avançado significativamente, ainda há desafios a serem superados. Nesse contexto, surge a necessidade de garantir não apenas a presença dos alunos no sistema escolar, mas também uma educação de qualidade. No entanto, o conceito de qualidade não é único e pode ser interpretado de diferentes maneiras, conforme demonstrado pelas concepções L e M.

A concepção L está associada a padrões desejados para produtos e serviços, com um controle rígido da gestão e avaliações externas para certificar e premiar aqueles que cumprem os requisitos, enquanto pune ou exclui os que não atendem. Essa abordagem prioriza um ensino ágil e de excelência, organizado por meio da razão instrumental e da burocratização dos sistemas. Essas características remetem ao conceito de qualidade total, que busca eficiência e padronização.

Por outro lado, a concepção M enfatiza os direitos sociais de cidadania, com uma gestão democrática e participativa, além de avaliações voltadas para a melhoria do ensino. Seu foco está em um ensino humanizador e emancipatório, que empodera os sujeitos para a participação ativa na sociedade. Esses elementos estão alinhados com a ideia de qualidade social, que valoriza a equidade e a transformação por meio da educação.

Ao comparar as duas concepções, fica evidente que a alternativa correta é a B) qualidade total; qualidade social, pois a concepção L representa um modelo baseado em eficiência e controle, enquanto a concepção M reflete uma visão mais inclusiva e democrática da educação.

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