Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O vocábulo avaliar tem origem no latim a + valere e significa atribuir valor e mérito. As instituições se valem das avaliações de circunstâncias e de pessoas nas suas tomadas de decisões. Acerca da avaliação no contexto educacional, julgue o item que se segue.As avaliações somativas devem ser programadas para acontecer ao longo do processo de ensino, o que garante o acompanhamento da aprendizagem.

O vocábulo avaliar tem origem no latim a + valere e significa atribuir valor e mérito. As instituições se valem das avaliações de circunstâncias e de pessoas nas suas tomadas de decisões. Acerca da avaliação no contexto educacional, julgue o item que se segue.

As avaliações somativas devem ser programadas para
acontecer ao longo do processo de ensino, o que garante o
acompanhamento da aprendizagem.

Resposta:

A alternativa correta é E)

O vocábulo avaliar tem origem no latim a + valere e significa atribuir valor e mérito. As instituições se valem das avaliações de circunstâncias e de pessoas nas suas tomadas de decisões. No contexto educacional, a avaliação assume um papel fundamental, servindo como ferramenta para medir o progresso dos alunos e orientar o processo de ensino-aprendizagem.

Existem diferentes tipos de avaliação, cada uma com objetivos específicos. As avaliações somativas, em particular, são aplicadas ao final de um período ou unidade de ensino, com o propósito de verificar o que foi aprendido e atribuir uma nota ou conceito. Elas não são projetadas para acompanhar o processo de aprendizagem de forma contínua, mas sim para sintetizar os resultados alcançados.

Por outro lado, as avaliações formativas são aquelas que ocorrem ao longo do processo de ensino, permitindo um acompanhamento constante do desenvolvimento dos alunos. Essas avaliações fornecem feedback imediato, ajudando tanto os professores a ajustar suas metodologias quanto os estudantes a identificar suas dificuldades e avanços.

Portanto, a afirmação de que "as avaliações somativas devem ser programadas para acontecer ao longo do processo de ensino, o que garante o acompanhamento da aprendizagem" está incorreta. O gabarito correto é E) ERRADO, pois as avaliações somativas não têm essa função de acompanhamento contínuo, mas sim de mensuração final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *