Questões Sobre Gestão Escolar - Pedagogia - concurso
Questão 1
O estado da arte sobre formação continuada, feito for Ortega (citado por Gatti e outros, 2001, p. 232), constata que este tipo de programa só produz efeitos sobre as aprendizagens dos alunos quando combinado com outras variáveis de contexto e, ainda, que boa parte das condições que dão sustentabilidade às práticas docentes efetivas está fora do controle dos professores. Diante dessas afirmações, depreende-se que um programa de formação continuada empreendido por uma instituição dificultará a melhoria da qualidade da educação quando
- A)o docente recebe treinamento centralizado com a finalidade de homogeneizar os projetos pedagógicos e sua execução no interior das instituições.
- B)a gestão escolar, em seus diversos níveis, for feita por profissionais, também qualificados, para o exercício de suas funções, e responsáveis pelos resultados dos alunos
- C)as condições que dão sustentabilidade às práticas docentes estão em boa medida fora do alcance do professor, portanto, precisam de ações de agentes externos à escola.
- D)a cultura organizacional da instituição for conhecida e trabalhada, pelos gestores do sistema, pela comunidade e, ainda, pela esfera pública responsável pela vida da população.
- E)amparado por uma política educacional que considere o contexto das instituições e das condições do trabalho docente nelas inseridos, e as condições de vida dos alunos das diferentes comunidades.
A alternativa correta é A)
O estado da arte sobre formação continuada, conforme destacado por Ortega (citado por Gatti e outros, 2001, p. 232), revela que programas desse tipo só impactam positivamente as aprendizagens dos alunos quando associados a outras variáveis de contexto. Além disso, grande parte das condições que sustentam práticas docentes efetivas está além do controle direto dos professores. Diante disso, conclui-se que um programa de formação continuada promovido por uma instituição terá dificuldade em melhorar a qualidade da educação quando:
- A) o docente recebe treinamento centralizado com o objetivo de homogeneizar os projetos pedagógicos e sua execução nas escolas, limitando a autonomia e adaptação às realidades locais.
- B) a gestão escolar for realizada por profissionais qualificados e responsáveis pelos resultados dos alunos, o que, em tese, poderia contribuir para um ambiente mais estruturado.
- C) as condições que sustentam as práticas docentes estiverem majoritariamente fora do alcance do professor, exigindo intervenções de agentes externos à escola.
- D) a cultura organizacional da instituição for compreendida e trabalhada por gestores, comunidade e poder público, promovendo uma abordagem integrada.
- E) o programa for apoiado por uma política educacional que considere o contexto institucional, as condições de trabalho docente e as realidades socioeconômicas dos alunos.
Conforme o gabarito, a alternativa correta é A), pois a centralização e homogeneização do treinamento docente, sem considerar as particularidades das escolas e dos alunos, tendem a dificultar a efetividade da formação continuada e, consequentemente, a melhoria da qualidade educacional.
Questão 2
No planejamento escolar, a programação deve levar em conta os objetivos e as políticas que os embasam. Estes podem ser conceituados como:
- A)propostas de ações concretas para um tempo determinado
- B)ações conforme o diagnóstico de uma instituição
- C)sugestão de ações propostas para diversos níveis
- D)encontro do marco operativo com o diagnóstico
A alternativa correta é A)
No contexto do planejamento escolar, a programação deve ser estruturada de maneira a refletir os objetivos e políticas que a fundamentam. Entre as alternativas apresentadas, a opção A) se destaca como a correta, pois define propostas de ações concretas para um período específico, alinhando-se à necessidade de clareza e temporalidade no planejamento educacional.
As demais alternativas, embora relevantes, não representam com a mesma precisão o conceito central da programação no planejamento escolar. A alternativa B) menciona ações baseadas em diagnósticos institucionais, o que é importante, mas não necessariamente delimita um tempo determinado. Já a alternativa C) sugere ações para diversos níveis, o que pode ser útil, mas carece da especificidade temporal. Por fim, a alternativa D) aborda a interseção entre o marco operativo e o diagnóstico, um aspecto válido, porém menos direto em relação à definição de ações concretas com prazo definido.
Portanto, a alternativa A) é a que melhor sintetiza a essência da programação no planejamento escolar, ao propor ações claras e delimitadas no tempo, garantindo maior eficácia na execução das políticas educacionais.
Questão 3
As áreas de atuação da organização e gestão escolar compreendem as atividades básicas que identificam uma instituição escolar, assegurando seu funcionamento. O projeto pedagógico reflete as decisões para a adequação desse funcionamento. Uma dessas decisões que diz respeito à definição de objetivos comuns e é assegurada pela coordenação pedagógica, é conhecida como:
- A)princípio regente de opções sociais e pedagógicas
- B)sistema explícito e transparente de acompanhamento e avaliação
- C)unidade teórico-metodológica no trabalho pedagógico- didático
- D)sistema e práticas de gestão negociadas
A alternativa correta é C)
As áreas de atuação da organização e gestão escolar compreendem as atividades básicas que identificam uma instituição escolar, assegurando seu funcionamento. O projeto pedagógico reflete as decisões para a adequação desse funcionamento. Uma dessas decisões que diz respeito à definição de objetivos comuns e é assegurada pela coordenação pedagógica, é conhecida como:
- A) princípio regente de opções sociais e pedagógicas
- B) sistema explícito e transparente de acompanhamento e avaliação
- C) unidade teórico-metodológica no trabalho pedagógico-didático
- D) sistema e práticas de gestão negociadas
A resposta correta é a alternativa C, pois a unidade teórico-metodológica no trabalho pedagógico-didático representa a definição de objetivos comuns e a articulação das práticas educativas, garantindo coerência e direcionamento ao processo de ensino-aprendizagem.
Questão 4
Na escola há uma certa maneira de organização do trabalho, da vida e da convivência. As exigências de procedimento, regras e métodos para se realizar algo é o que se convencionou chamar de
- A)currículo escolar.
- B)tradição escolar.
- C)disciplina escolar.
- D)estatuto escolar.
A alternativa correta é C)
Na escola, a organização do trabalho, da vida e da convivência segue padrões específicos, que incluem exigências de procedimento, regras e métodos para a realização de atividades. Esse conjunto de normas e práticas é fundamental para manter a ordem e o funcionamento adequado do ambiente educacional.
Entre as opções apresentadas:
- A) currículo escolar – refere-se ao conteúdo programático e aos objetivos de aprendizagem, não às regras de conduta.
- B) tradição escolar – está relacionada a costumes e práticas históricas da instituição, mas não necessariamente às normas de comportamento.
- C) disciplina escolar – é o termo correto, pois abrange as regras, métodos e exigências que regulam o comportamento e a organização dentro da escola.
- D) estatuto escolar – geralmente se refere a um documento formal com diretrizes administrativas, não ao cotidiano disciplinar.
Portanto, a alternativa correta é C) disciplina escolar, pois ela define a estrutura de conduta e procedimentos necessários para o bom funcionamento da vida escolar.
Questão 5
A agressividade pode se traduzir em atos impulsivos de natureza violenta e conflituosa na relação interpessoal dos alunos. Nesses casos, cabe à escola:
- A)contribuir com ações que façam os alunos refletir sobre os efeitos de seus atos, já que aprender a lidar com atritos é um aprendizado importante para a vida.
- B)identificar os alunos envolvidos e estabelecer medidas punitivas em colaboração com a guarda municipal e o Conselho Tutelar
- C)promover campanhas de conscientização que conduzam os alunos a práticas que sejam orientadas para a vida social harmônica e pacífica.
- D)desenvolver atividades de natureza lúdica e esportiva que resultem na premiação dos alunos dóceis e tímidos.
A alternativa correta é A)
A agressividade no ambiente escolar é um fenômeno complexo que exige abordagens pedagógicas sensíveis e reflexivas. Quando se manifesta em atos impulsivos e violentos entre alunos, a escola assume um papel fundamental na mediação desses conflitos, indo além da simples punição.
O gabarito indica como resposta correta a alternativa A), que propõe ações reflexivas sobre as consequências dos atos agressivos. Essa escolha se justifica porque:
- Prioriza o desenvolvimento socioemocional dos alunos
- Reconhece os conflitos como oportunidades de aprendizagem
- Favorece a construção de relações interpessoais mais saudáveis
As outras alternativas apresentam limitações significativas:
- B) reduz a questão à punição, sem trabalhar a causa dos comportamentos
- C), embora válida, é mais genérica e menos focada no caso específico
- D) cria distinções inadequadas entre os alunos
A abordagem reflexiva proposta na alternativa correta permite que os alunos desenvolvam autonomia moral e capacidade de resolver conflitos de maneira não-violenta, habilidades essenciais para a vida em sociedade.
Questão 6
O ambiente escolar requer cuidados para casos de pequenos acidentes ou ações emergenciais que comprometam o bem-estar e a saúde dos alunos, dentre os quais inclui-se a existência de uma caixa de primeiros socorros. É recomendável que tal caixa contenha:
- A)máscara, lupa, corticoide nasal, pinça, absorvente higiênico e torniquete de pano ou material similar.
- B)avental, estetoscópio, algodão, cloreto de magnésio, ervas medicinais e tesoura de sutura.
- C)gazes, esparadrapo, água oxigenada, termômetro, solução tópica à base de iodo ou clorexidina e luvas de látex.
- D)álcool, analgésico, água boricada, protetor solar, lenços umedecidos e desfibrilador automático.
A alternativa correta é C)
O ambiente escolar é um local onde a segurança e o bem-estar dos alunos devem ser prioridades. Diante disso, a presença de uma caixa de primeiros socorros adequadamente equipada é essencial para lidar com pequenos acidentes ou situações emergenciais. Entre as opções apresentadas, a alternativa C) é a correta, pois contém itens fundamentais para o atendimento inicial.
Os componentes listados na opção C) incluem:
- Gazes e esparadrapo: indispensáveis para cobrir ferimentos e evitar infecções.
- Água oxigenada: útil para limpeza de feridas superficiais.
- Termômetro: essencial para verificar a temperatura em casos de febre.
- Solução tópica à base de iodo ou clorexidina: eficaz na desinfecção de pequenos cortes e arranhões.
- Luvas de látex: garantem a higiene e proteção durante o atendimento.
Enquanto outras opções apresentam itens inadequados ou desnecessários para situações básicas de primeiros socorros, como torniquete de pano (alternativa A) ou desfibrilador automático (alternativa D), a opção C) oferece os materiais mais adequados para lidar com emergências comuns no ambiente escolar. Portanto, a escolha correta é C), garantindo que a escola esteja preparada para agir com eficiência e segurança.
Questão 7
Tradicionalmente, fazem parte da equipe de gestão escolar
- A)a direção administrativa, a supervisão escolar e a orientação educacional.
- B)a direção pedagógica, a direção administrativa e a supervisão escolar.
- C)a direção pedagógica, a direção administrativa, a supervisão escolar e a orientação educacional.
- D)a direção pedagógica, a supervisão escolar e a equipe de docentes.
- E)a direção pedagógica, a supervisão escolar, a orientação educacional e os docentes.
A alternativa correta é C)
Tradicionalmente, a equipe de gestão escolar é composta por profissionais que desempenham funções essenciais para o bom funcionamento da instituição. A alternativa correta, conforme o gabarito, é a letra C, que inclui:
- A direção pedagógica, responsável por definir as diretrizes educacionais e garantir a qualidade do ensino.
- A direção administrativa, encarregada da gestão de recursos, infraestrutura e aspectos burocráticos da escola.
- A supervisão escolar, que acompanha o trabalho docente e assegura o cumprimento do currículo e das metodologias de ensino.
- A orientação educacional, que atua no apoio aos alunos, promovendo seu desenvolvimento integral e mediando questões socioemocionais e de aprendizagem.
Essa estrutura garante uma gestão equilibrada, abrangendo tanto os aspectos pedagógicos quanto administrativos, além do suporte necessário para alunos e professores. As demais alternativas apresentam composições incompletas ou desequilibradas, excluindo funções fundamentais para a gestão escolar eficiente.
Questão 8
O marco referencial de um planejamento participativo refere-se aos seguintes componentes:
- A)MARCO SITUACIONAL – que delimita a aproximação com a realidade a ser trabalhada; MARCO DOUTRINAL – que estabelece a proposta político-social da ação educativa; e MARCO OPERATIVO – que trata dos meios, ações e técnicas para viabilização do plano.
- B)MARCO PEDAGÓGICO – que delimita a metodologia; MARCO DOUTRINAL – que estabelece a forma como a ação educativa deve acontecer; e MARCO OPERATIVO – que trata dos meios e ações.
- C)MARCO POLÍTICO – que delimita a aproximação com a realidade a ser trabalhada; MARCO DOUTRINAL – que estabelece a doutrina pedagógica; e MARCO METODOLÓGICO – que trata dos meios e ações.
- D)MARCO SITUACIONAL – que delimita a aproximação com a realidade a ser trabalhada; MARCO DOUTRINAL – que estabelece a proposta político-social da ação educativa; e MARCO PEDAGÓGICO – que trata dos meios e ações educativas.
- E)MARCO EDUCACIONAL – que estrutura os meios e estratégias políticas; MARCO DOUTRINAL – que estabelece a forma como a ação educativa acontecerá; e MARCO OPERATIVO – que trata dos meios e ações educativas.
A alternativa correta é A)
O planejamento participativo é uma abordagem essencial para a construção coletiva de projetos educacionais e sociais, fundamentando-se em marcos que orientam sua execução. Conforme o gabarito indica, a alternativa correta é a A), que apresenta os três componentes principais: o Marco Situacional, o Marco Doutrinal e o Marco Operativo.
O Marco Situacional consiste na análise da realidade em que o projeto será implementado, permitindo uma compreensão clara dos desafios e oportunidades presentes. É a base que direciona as ações, garantindo que elas estejam alinhadas com as necessidades concretas do contexto.
Já o Marco Doutrinal define os princípios políticos e sociais que norteiam a ação educativa. Ele estabelece os valores e as diretrizes ideológicas que sustentam o projeto, assegurando coerência entre a prática e a proposta teórica.
Por fim, o Marco Operativo trata da dimensão prática, delineando os meios, técnicas e ações necessárias para viabilizar o plano. É a etapa em que se organizam os recursos e estratégias para transformar a teoria em realidade.
Essa estrutura tripartite garante que o planejamento participativo seja não apenas reflexivo, mas também executável, integrando diagnóstico, fundamentação teórica e operacionalização de forma harmoniosa.
Questão 9
Segundo Danilo Gandin, as dimensões do planejamento participativo de uma instituição educativa são as seguintes:
- A)Marco político, metodologia, avaliação.
- B)Diagnóstico, metodologia, avaliação.
- C)Marco pedagógico, objetivos, estratégias.
- D)Marco referencial, diagnóstico, programação.
- E)Análise da realidade local, objetivos e avaliação.
A alternativa correta é D)
Segundo Danilo Gandin, o planejamento participativo em uma instituição educativa é estruturado em três dimensões fundamentais, conforme apresentado na alternativa correta D):
- Marco referencial: Representa a base teórica e filosófica que orienta o planejamento, definindo os princípios e valores que norteiam a ação educativa.
- Diagnóstico: Consiste na análise da realidade institucional e do contexto em que a escola está inserida, identificando necessidades, desafios e potencialidades.
- Programaçao: Refere-se à elaboração de ações concretas, com definição de metas, estratégias e recursos necessários para alcançar os objetivos educacionais.
Essas dimensões, quando articuladas, permitem um planejamento coerente, contextualizado e participativo, envolvendo toda a comunidade escolar no processo de construção de uma educação mais democrática e eficaz.
Questão 10
Na escola, o convívio cotidiano entre os adolescentes pode provocar situações de indisciplina que necessitam de uma intervenção para possível resolução.
Para tal, além da necessidade de se ter uma postura ética, condizente com o trabalho do educador e subjacente aos processos de intervenção, deve-se, também,
- A)resolver a situação unicamente em função do que se acredita ser melhor, uma vez que os sujeitos não aceitam ser contestados.
- B)possibilitar que os sujeitos se impliquem no processo de resolução do ocorrido e o compreendam.
- C)fazer cumprir as regras da Instituição, quando conveniente, mesmo que os sujeitos não tenham clareza sobre as mesmas.
- D)entender que há, necessariamente, pré-requisitos morais e/ou cognitivos para o bom convívio escolar.
- E)lidar com a diversidade exercendo a sua capacidade de mandar, como base para manter um clima harmônico no espaço escolar.
A alternativa correta é B)
Na escola, o convívio cotidiano entre os adolescentes pode provocar situações de indisciplina que necessitam de uma intervenção para possível resolução. Para tal, além da necessidade de se ter uma postura ética, condizente com o trabalho do educador e subjacente aos processos de intervenção, deve-se, também:
- A) resolver a situação unicamente em função do que se acredita ser melhor, uma vez que os sujeitos não aceitam ser contestados.
- B) possibilitar que os sujeitos se impliquem no processo de resolução do ocorrido e o compreendam.
- C) fazer cumprir as regras da Instituição, quando conveniente, mesmo que os sujeitos não tenham clareza sobre as mesmas.
- D) entender que há, necessariamente, pré-requisitos morais e/ou cognitivos para o bom convívio escolar.
- E) lidar com a diversidade exercendo a sua capacidade de mandar, como base para manter um clima harmônico no espaço escolar.
O gabarito correto é B), pois a abordagem que envolve os alunos no processo de resolução promove maior compreensão e engajamento, alinhando-se com uma postura ética e educativa.