Para que o professor possa atingir os objetivos educacionais do planejamento, é necessário(a) I compreensão segura das relações entre a educação escolar e os objetivos sociopolíticos e pedagógicos, ligando-os aos objetivos específicos do componente curricular. II capacidade de desmembrar o componente curricular em tópicos ou unidades didáticas, a partir de sua estrutura conceitual básica. III conhecimento dos programas oficiais, para adequá-los às necessidades oficiais da escola ou da turma. IV domínio de apenas um método de ensino ou procedimento didático que abranja todas as unidades de seu componente curricular. V formação sólida em boas universidades que torne o exercício da função de docente praticamente independente de consulta a materiais diversos. A quantidade de itens certos é igual a
Para que o professor possa atingir os objetivos educacionais do planejamento, é necessário(a)
I compreensão segura das relações entre a educação escolar e os objetivos sociopolíticos e pedagógicos, ligando-os aos objetivos específicos do componente curricular.
II capacidade de desmembrar o componente curricular em tópicos ou unidades didáticas, a partir de sua estrutura conceitual básica.
III conhecimento dos programas oficiais, para adequá-los às necessidades oficiais da escola ou da turma.
IV domínio de apenas um método de ensino ou procedimento didático que abranja todas as unidades de seu componente curricular.
V formação sólida em boas universidades que torne o exercício da função de docente praticamente independente de consulta a materiais diversos.
A quantidade de itens certos é igual a
- A)1.
- B)2.
- C)3.
- D)4.
- E)5.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Para que o professor possa atingir os objetivos educacionais do planejamento, é necessário considerar alguns aspectos fundamentais. Analisando os itens apresentados, podemos identificar quais são essenciais para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem.
I - A compreensão segura das relações entre a educação escolar e os objetivos sociopolíticos e pedagógicos, ligando-os aos objetivos específicos do componente curricular, é um ponto crucial. O professor deve entender o contexto mais amplo da educação para alinhar suas práticas às necessidades sociais e pedagógicas.
II - A capacidade de desmembrar o componente curricular em tópicos ou unidades didáticas, a partir de sua estrutura conceitual básica, também é essencial. Isso permite uma abordagem organizada e progressiva dos conteúdos.
III - O conhecimento dos programas oficiais é importante para adequá-los às necessidades específicas da escola ou da turma, garantindo que o ensino seja contextualizado e relevante.
IV - Este item está incorreto, pois o domínio de apenas um método de ensino não é suficiente. O professor deve conhecer e aplicar diversos métodos e procedimentos didáticos para atender às diferentes necessidades de aprendizagem.
V - Embora a formação sólida seja importante, a ideia de que ela torna o docente praticamente independente de consulta a materiais diversos é equivocada. O bom professor está sempre se atualizando e buscando novas referências.
Portanto, os itens corretos são I, II e III, totalizando 3 itens certos. A alternativa correta é a C).
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