Dirigir e coordenar uma organização significa assumir no grupo a responsabilidade de fazer a escola funcionar mediante o trabalho conjunto. Logo, compete a quem dirige assegurar:
Dirigir e coordenar uma organização significa assumir no grupo a responsabilidade de fazer a escola funcionar mediante o trabalho conjunto. Logo, compete a quem dirige assegurar:
- A)execução coordenada e integral de atividades dos setores dos indivíduos da escola, conforme decisões pessoais anteriormente tomadas.
- B)processo de tomada de decisões, pelo dirigente cuidando que estas sejam executas pelo setor ou pelas pessoas.
- C)articulação das relações interpessoais na escola e no âmbito em que o dirigente define as funções.
- D)coleta de informações que possibilitem identificar os erros, as dificuldades e as pessoas responsáveis pelos fracassos relativos ao que foi planejado.
- E)controle das atividades de forma concreta e objetiva sobre o andamento dos trabalhos definidos pelo dirigente.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Dirigir e coordenar uma organização escolar é uma tarefa complexa que exige habilidades de liderança, comunicação e gestão. O texto apresentado destaca as principais responsabilidades de quem assume essa função, apontando para a necessidade de articular relações interpessoais como elemento central para o bom funcionamento da escola.
A alternativa correta, C, enfatiza a importância da articulação das relações interpessoais como fator determinante para o sucesso da gestão escolar. Isso porque uma escola é, antes de tudo, um espaço de convivência e trabalho coletivo, onde professores, alunos, funcionários e pais interagem constantemente.
As outras alternativas apresentam aspectos relevantes, porém secundários em relação ao item C:
- A) Foca na execução de atividades de forma coordenada, mas parte de decisões pessoais em vez de coletivas
- B) Centraliza o processo decisório na figura do dirigente
- D) Assume uma postura punitiva ao buscar responsáveis por fracassos
- E) Prioriza o controle sobre os processos em vez da construção colaborativa
A gestão escolar eficaz deve ser participativa e democrática, criando espaços de diálogo onde todos os atores se sintam parte do processo educativo. O dirigente que prioriza as relações interpessoais fortalece o trabalho em equipe, promove a motivação dos colaboradores e cria um ambiente propício para o aprendizado.
Portanto, a articulação das relações interpessoais (alternativa C) representa o cerne da função diretiva, pois é através dela que se constrói o clima organizacional favorável para que todas as outras atividades da escola possam fluir de maneira harmoniosa e produtiva.

Deixe um comentário