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Em um momento de avaliação do que foi instituído como filosofia educacional, a equipe de coordenação pedagógica de uma escola pública destacou a experiência de um trabalho divulgado na universidade quando da sua participação em seminário de formação contínua:Fragmentos de uma experiência com alunos de uma escola pública nos anos de 1990Uma pesquisa sobre práticas pedagógicas de uma escola pública localizada em área de grande risco teve, como um dos aspectos privilegiados, que entender os motivos pelos quais os alunos de uma turma, classificada como “turma de ensino especial”, não estavam alfabetizados visto que cursavam o primeiro ano escolar por quase 3 anos. A partir de um projeto que envolveu as experiências do cotidiano desses/as estudantes e que imprimiu uma nova ordenação espacial na sala de aula, os/as alunos/as eram estimulados/as a trazerem suas histórias e aventuras para que, com este suporte, fossem pensadas outras ambiências de aprendizagem. Após cerca de seis meses estavam todos/as alfabetizados/as.Para o encaminhamento do debate entre os profissionais, a coordenação pedagógica incluiu o seguinte aporte:Problematizar a organização significa avaliarmos nosso papel como partícipes no processo de transposição didática bem como avaliarmos os objetivos do planejamento do fazer coletivo.Ao adotar tais orientações, a comunidade escolar se aproxima de uma perspectiva na qual a(o)

Em um momento de avaliação do que foi instituído como filosofia educacional, a equipe de coordenação pedagógica de uma escola pública destacou a experiência de um trabalho divulgado na universidade quando da sua participação em seminário de formação contínua:

Fragmentos de uma experiência com alunos de uma escola pública nos anos de 1990

Uma pesquisa sobre práticas pedagógicas de uma escola pública localizada em área de grande risco teve, como um dos aspectos privilegiados, que entender os motivos pelos quais os alunos de uma turma, classificada como “turma de ensino especial”, não estavam alfabetizados visto que cursavam o primeiro ano escolar por quase 3 anos. A partir de um projeto que envolveu as experiências do cotidiano desses/as estudantes e que imprimiu uma nova ordenação espacial na sala de aula, os/as alunos/as eram estimulados/as a trazerem suas histórias e aventuras para que, com este suporte, fossem pensadas outras ambiências de aprendizagem. Após cerca de seis meses estavam todos/as alfabetizados/as.

Para o encaminhamento do debate entre os profissionais, a coordenação pedagógica incluiu o seguinte aporte:

Problematizar a organização significa avaliarmos nosso papel como partícipes no processo de transposição didática bem como avaliarmos os objetivos do planejamento do fazer coletivo.

Ao adotar tais orientações, a comunidade escolar se aproxima de uma perspectiva na qual a(o)

Resposta:

A alternativa correta é C)

Em um contexto de reflexão sobre práticas pedagógicas, a experiência relatada de uma escola pública nos anos 1990 revela a importância de repensar a organização do ensino e as estratégias didáticas. O caso da turma de "ensino especial", que após anos sem avanços na alfabetização conseguiu progresso significativo em seis meses, demonstra como a abordagem multidimensional do processo de ensino-aprendizagem pode transformar resultados.

A experiência descrita mostra que, ao incorporar as vivências dos alunos e reorganizar o espaço da sala de aula de forma mais dinâmica, criou-se um ambiente propício para a aprendizagem. Isso vai ao encontro da alternativa C) que destaca a "multidimensionalidade do processo ensino-aprendizagem como base de uma didática fundamental". A abordagem multidimensional considera não apenas os aspectos cognitivos, mas também as experiências, o contexto social e as relações estabelecidas no ambiente escolar.

As outras alternativas apresentam visões mais limitadas ou equivocadas: a dimensão técnica (A) não é suficiente por si só, a manutenção rígida do conhecimento de referência (B) mostrou-se ineficaz no caso relatado, o conhecimento cotidiano (D) não deve substituir mas sim dialogar com os saberes escolares, e o planejamento baseado apenas na área específica (E) ignora a complexidade do processo educativo.

Portanto, a experiência reforça que uma didática eficaz precisa compreender e trabalhar com as múltiplas dimensões envolvidas no processo de ensino-aprendizagem, integrando aspectos cognitivos, afetivos, sociais e culturais para promover uma educação verdadeiramente transformadora.

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