Acerca das atribuições e responsabilidades do professor de atendimento educacional especializado (AEE), julgue os itens seguintes. O professor de AEE segue as orientações e informações repassadas pela equipe pedagógica técnica no sentido de como trabalhar com o aluno de inclusão e como estabelecer relação entre esse aluno e os demais da sala de ensino regular.
Acerca das atribuições e responsabilidades do professor de atendimento educacional especializado (AEE), julgue os itens seguintes.
O professor de AEE segue as orientações e informações repassadas pela equipe pedagógica técnica no sentido de como trabalhar com o aluno de inclusão e como estabelecer relação entre esse aluno e os demais da sala de ensino regular.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
Acerca das atribuições e responsabilidades do professor de atendimento educacional especializado (AEE), é importante analisar criticamente a afirmação apresentada. O texto sugere que o professor de AEE segue orientações da equipe pedagógica técnica para trabalhar com alunos de inclusão e estabelecer relações entre eles e os demais estudantes da sala de ensino regular. No entanto, o gabarito indica que essa afirmação está incorreta (E) ERRADO.
O professor de AEE possui um papel mais autônomo e especializado do que o descrito. Suas responsabilidades vão além de simplesmente seguir orientações repassadas pela equipe pedagógica. Ele atua na identificação das necessidades específicas do aluno, elabora estratégias de ensino personalizadas e promove a adaptação curricular quando necessário. Além disso, o professor de AEE deve colaborar ativamente com os demais educadores, compartilhando conhecimentos e auxiliando na construção de um ambiente inclusivo.
Portanto, a afirmação subestima a atuação do professor de AEE, que não é um mero executor de diretrizes, mas um profissional com formação específica para mediar o processo de inclusão de forma criativa e crítica. Sua função envolve planejamento, avaliação e intervenção pedagógica especializada, sempre em diálogo com a equipe escolar, mas com autonomia para tomar decisões baseadas em sua expertise.
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