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A indisciplina no contexto escolar, de acordo com Garcia (1999), está relacionada a fatores internos ou externos à escola. Entre as razões internas estariam, por exemplo, as condições de ensino e aprendizagem, a natureza do currículo, as características dos alunos, os modos de relacionamento estabelecidos entre alunos e professores, e o próprio sentido atrelado à escolarização. Entre os fatores externos destacam-se a violência social e os conflitos psicológicos causados por ela, a influência da mídia e o ambiente familiar dos alunos. GARCIA, J. Indisciplina na escola: uma re?exão sobre a dimensão preventiva. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, n. 95, p. 101-108, jan./abr. 1999. As Instituições Escolares, enquanto espaço de formação e de convívio coletivo, têm definidas, em seus documentos, as normas e orientações que colaboram com a disciplina escolar. Nesse sentido, a disciplina tem uma função principal, qual seja:

A indisciplina no contexto escolar, de acordo com Garcia (1999), está relacionada a fatores internos ou externos à escola. Entre as razões internas estariam, por exemplo, as condições de ensino e aprendizagem, a natureza do currículo, as características dos alunos, os modos de relacionamento estabelecidos entre alunos e professores, e o próprio sentido atrelado à escolarização. Entre os fatores externos destacam-se a violência social e os conflitos psicológicos causados por ela, a influência da mídia e o ambiente familiar dos alunos.

GARCIA, J. Indisciplina na escola: uma re?exão sobre a dimensão preventiva. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, n. 95, p. 101-108, jan./abr. 1999.

As Instituições Escolares, enquanto espaço de formação e de convívio coletivo, têm definidas, em seus documentos, as normas e orientações que colaboram com a disciplina escolar.

Nesse sentido, a disciplina tem uma função principal, qual seja:

Resposta:

A alternativa correta é A)

A indisciplina no contexto escolar é um tema complexo que envolve múltiplos fatores, conforme destacado por Garcia (1999). A análise desses fatores permite compreender melhor as raízes do problema e buscar soluções mais eficazes para promover um ambiente educacional harmonioso e produtivo.

Segundo o autor, os fatores internos à escola desempenham um papel significativo na manifestação da indisciplina. Entre eles, destacam-se as condições de ensino e aprendizagem, que, quando inadequadas, podem gerar desinteresse e frustração nos alunos. O currículo escolar também é um elemento crucial, pois, se não for atraente e relevante para os estudantes, pode contribuir para comportamentos disruptivos. Além disso, as relações entre alunos e professores são fundamentais: um clima de respeito mútuo e diálogo tende a reduzir conflitos, enquanto a falta de comunicação pode agravá-los.

Por outro lado, os fatores externos à escola também exercem influência significativa. A violência social e os conflitos psicológicos decorrentes dela podem transbordar para o ambiente escolar, afetando o comportamento dos alunos. A mídia, com sua constante exposição a modelos muitas vezes questionáveis, também molda atitudes e valores. Por fim, o ambiente familiar é determinante, pois é nele que se formam as primeiras noções de disciplina e respeito às regras.

Diante desse cenário, as instituições escolares têm a responsabilidade de estabelecer normas claras e orientações que promovam a disciplina. Conforme o texto, a principal função da disciplina é respeitar os limites estabelecidos para a convivência, entendendo seu papel de cidadão (alternativa A). Essa concepção vai além da simples obediência a regras; ela implica a compreensão do indivíduo como parte de um coletivo, onde direitos e deveres são compartilhados.

Portanto, a disciplina escolar não deve ser vista como um fim em si mesma, mas como um meio para formar cidadãos conscientes e responsáveis. Para isso, é essencial que a escola trabalhe em conjunto com a família e a sociedade, criando estratégias que abordem tanto os fatores internos quanto os externos que influenciam o comportamento dos alunos.

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