Um mesmo texto foi utilizado por professores de diferentes disciplinas para trabalhar o tema desmatamento. A estratégia metodológica utilizada previa a integração recíproca dos con- ceitos fundamentais que envolvem a compreensão do tema. A esse processo chamamos de:
Um mesmo texto foi utilizado por professores de diferentes disciplinas para trabalhar o tema desmatamento. A estratégia metodológica utilizada previa a integração recíproca dos con- ceitos fundamentais que envolvem a compreensão do tema. A esse processo chamamos de:
- A)transversalidade
- B)interdisciplinaridade
- C)transdisciplinaridade
- D)pluridisciplinaridade
- E)multidisciplinaridade
Resposta:
A alternativa correta é B)
O processo descrito no texto, em que professores de diferentes disciplinas utilizam um mesmo tema para integrar conceitos fundamentais de forma recíproca, caracteriza-se como interdisciplinaridade. Essa abordagem visa superar a fragmentação do conhecimento, promovendo a conexão entre as áreas do saber para uma compreensão mais ampla e contextualizada do tema em questão, como o desmatamento.
A interdisciplinaridade (alternativa B) difere das outras opções por enfatizar a colaboração e a troca entre disciplinas, sem dissolver suas fronteiras, mas buscando enriquecer a análise a partir de múltiplos olhares. Enquanto a multidisciplinaridade (E) apenas agrega conhecimentos sem integração profunda, e a transdisciplinaridade (C) transcende as disciplinas, a interdisciplinaridade mantém o diálogo entre elas, tornando-a a resposta correta.
Deixe um comentário