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A educação integral nas escolas públicas do Distrito Federal está fundamentada nos seguintes princípios: integralidade, intersetorialização, transversalidade, diálogo entre escola e comunidade, territorialidade e trabalho em rede. A esse respeito, é correto afirmar que o princípio da transversalidade deve ser entendido como um princípio que busca

A educação integral nas escolas públicas do Distrito Federal está fundamentada nos seguintes princípios: integralidade, intersetorialização, transversalidade, diálogo entre escola e comunidade, territorialidade e trabalho em rede. A esse respeito, é correto afirmar que o princípio da transversalidade deve ser entendido como um princípio que busca

Resposta:

A alternativa correta é E)

A educação integral nas escolas públicas do Distrito Federal é pautada por princípios que visam uma formação mais ampla e conectada com a realidade dos estudantes. Entre esses princípios, a transversalidade se destaca por promover uma abordagem educacional que integra diferentes áreas do conhecimento e conecta a aprendizagem com o cotidiano dos alunos.

O princípio da transversalidade, conforme indicado no gabarito correto (alternativa E), deve ser entendido como a vinculação da aprendizagem aos interesses e problemas reais dos alunos e da comunidade. Essa concepção parte de uma visão interdisciplinar, na qual os saberes não são compartimentados, mas sim articulados de forma a tornar o conhecimento significativo e aplicável.

Diferentemente das outras alternativas, que abordam aspectos como a intersetorialização (B), a relação escola-comunidade (C) ou a territorialidade (D), a transversalidade foca especificamente na integração dos conteúdos escolares com as vivências dos estudantes. Isso permite que a educação dialogue com os desafios sociais, culturais e até mesmo pessoais enfrentados por eles, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e relevante.

Portanto, a transversalidade não se limita a equilibrar dimensões humanas (A), mas sim a romper com a fragmentação do conhecimento, promovendo uma educação crítica e contextualizada. Essa abordagem reforça o papel da escola como um espaço de transformação social, onde os saberes acadêmicos e comunitários se complementam para formar cidadãos mais conscientes e preparados para intervir em sua realidade.

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