A interdisciplinaridade pode ser entendida, num sentido amplo, como a integração entre várias disciplinas e campos de conhecimento. Dessa forma, em relação ao trabalho interdisciplinar na escola, é possível afirmar que: I. para um trabalho interdisciplinar, é de grande importância a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. II. é necessário ter uma intencionalidade definida para um trabalho de caráter interdisciplinar. III. uma escola participativa e decisiva tem como base uma concepção fragmentária do conhecimento, sendo este um dos objetivos do trabalho com caráter interdisciplinar. IV. transformar a concepção fragmentária em uma concepção unitária do conhecimento é um dos objetivos do trabalho interdisciplinar. Assinale a alternativa CORRETA.
A interdisciplinaridade pode ser entendida, num sentido amplo, como a integração entre várias disciplinas e campos de conhecimento. Dessa forma, em relação ao trabalho interdisciplinar na escola, é possível afirmar que:
I. para um trabalho interdisciplinar, é de grande importância a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
II. é necessário ter uma intencionalidade definida para um trabalho de caráter interdisciplinar.
III. uma escola participativa e decisiva tem como base uma concepção fragmentária do conhecimento, sendo este um dos objetivos do trabalho com caráter interdisciplinar.
IV. transformar a concepção fragmentária em uma concepção unitária do conhecimento é um dos objetivos do trabalho interdisciplinar.
Assinale a alternativa CORRETA.
- A)Apenas I e II estão corretas.
- B)Apenas II e IV estão corretas.
- C)Apenas II, III e IV estão corretas.
- D)Apenas I, II e IV estão corretas.
- E)Apenas I e III estão corretas.
Resposta:
A alternativa correta é D)
A interdisciplinaridade, como abordagem educacional, busca romper com a fragmentação do conhecimento, promovendo a integração entre diferentes disciplinas. No contexto escolar, essa prática exige uma visão holística e colaborativa, conforme demonstram as afirmações apresentadas.
A primeira afirmação (I) está correta, pois a interdisciplinaridade pressupõe a união entre ensino, pesquisa e extensão, elementos indissociáveis para uma educação significativa. A segunda (II) também está correta, já que todo trabalho interdisciplinar demanda planejamento e objetivos claros para alcançar sua finalidade integradora.
A terceira afirmação (III) está incorreta porque contradiz o princípio básico da interdisciplinaridade: superar a fragmentação do conhecimento. Por outro lado, a quarta (IV) está correta ao afirmar que um dos principais objetivos da interdisciplinaridade é transformar a concepção fragmentária em unitária.
Portanto, as afirmações corretas são I, II e IV, correspondendo à alternativa D. Essa análise reforça a importância da interdisciplinaridade como ferramenta para construir uma visão integrada do saber, essencial para a formação crítica dos estudantes.
Deixe um comentário