Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em uma escola de Ensino Médio, no Rio de Janeiro, os professores decidiram trabalhar a questão ambiental associada às transformações sociais causadas pelas obras para a Copa e Olimpíadas. Cada disciplina se organizará buscando fazer associações significativas com sua matriz curricular, de modo que o tema do projeto perpasse por todas elas. A definição dessa forma de trabalho coletivo está associada à concepção de um currículo:

Em uma escola de Ensino Médio, no Rio de Janeiro,
os professores decidiram trabalhar a questão
ambiental associada às transformações sociais
causadas pelas obras para a Copa e Olimpíadas.
Cada disciplina se organizará buscando fazer
associações significativas com sua matriz curricular,
de modo que o tema do projeto perpasse por todas
elas.

A definição dessa forma de trabalho coletivo está
associada à concepção de um currículo:

Resposta:

A alternativa correta é D)

Em uma escola de Ensino Médio no Rio de Janeiro, os professores optaram por abordar a questão ambiental relacionada às transformações sociais decorrentes das obras para a Copa do Mundo e Olimpíadas. Essa iniciativa demonstra uma abordagem pedagógica integrada, na qual diferentes disciplinas trabalham em conjunto, conectando seus conteúdos específicos a um tema central comum.

A estratégia adotada pela escola reflete uma concepção curricular interdisciplinar, conforme indicado pela alternativa correta D). A interdisciplinaridade se caracteriza pela articulação entre diferentes áreas do conhecimento, permitindo que os alunos compreendam os temas de forma mais ampla e contextualizada, superando a fragmentação do saber.

Ao contrário de um currículo fragmentado (B) ou linearizado (E), que isolam os conteúdos, ou puramente disciplinarizado (C), que mantém as matérias estanques, a interdisciplinaridade promove diálogos entre os saberes. Também difere da transdisciplinaridade (A), que busca ultrapassar as fronteiras disciplinares de forma mais radical.

Nesse projeto, cada disciplina contribui com seu olhar específico para enriquecer a compreensão do tema socioambiental, mantendo sua identidade, mas estabelecendo conexões significativas com as demais áreas. Essa abordagem prepara melhor os estudantes para lidar com problemas complexos do mundo contemporâneo, que raramente se restringem a uma única área do conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *