A partir da concepção de interdisciplinaridade no processo ensino-aprendizagem, assinale a opção INCORRETA.
- A)Atitude interdisciplinar requer uma mudança conceitual no pensamento e na prática docente, pois seus alunos não conseguirão pensar interdisciplinarmente se o professor lhes oferecer um saber fragmentado e descontextualizado.
- B)A prática interdisciplinar pressupõe uma desconstrução, uma ruptura com o tradicional e com o cotidiano tarefeiro escolar.
- C)A interdisciplinaridade acontece naturalmente se houver sensibilidade para o contexto, mas sua prática e sistematização demandam trabalho didático de um ou mais professores.
- D)Apenas o trabalho a partir de temas geradores, por todos os professores da escola, não garante o sucesso do trabalho interdisciplinar.
- E)Ao final de cada período letivo, deve ocorrer uma avaliação que contemple pelo menos uma questão relacionada a cada disciplina trabalhada.
Resposta:
A alternativa correta é E)
A interdisciplinaridade no processo ensino-aprendizagem é uma abordagem que busca integrar diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma visão mais ampla e contextualizada do saber. No entanto, nem todas as afirmações sobre o tema estão corretas. A alternativa E) é a incorreta, pois a avaliação interdisciplinar não deve se limitar a questões isoladas de cada disciplina ao final do período letivo. Essa abordagem fragmentada contradiz o princípio da interdisciplinaridade, que valoriza a conexão entre os saberes e a construção de um conhecimento integrado.
As demais alternativas apresentam conceitos válidos sobre a interdisciplinaridade:
- A) Destaca a necessidade de uma mudança na postura do professor, abandonando a fragmentação do conhecimento.
- B) Refere-se à ruptura com modelos tradicionais de ensino, essencial para uma prática interdisciplinar.
- C) Reconhece que a interdisciplinaridade exige intencionalidade e planejamento, não ocorrendo apenas de forma espontânea.
- D) Afirma que o uso de temas geradores, por si só, não assegura o sucesso da interdisciplinaridade, dependendo de outros fatores.
Portanto, a alternativa E) se mostra equivocada ao propor uma avaliação desarticulada, que não reflete a essência da interdisciplinaridade: a integração contínua e significativa entre as disciplinas.
Deixe um comentário