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I. A diferença básica entre os modelos organizativos disciplinares e os métodos globalizados está em que nestes últimos as disciplinas nunca são a finalidade básica do ensino, senão que têm a função de proporcionar os meios ou instrumentos que devem favorecer a realização dos objetivos educacionais.II. A interdisciplinaridade é a interação entre duas ou mais disciplinas, que pode ir desde a simples comunicação de ideias até a integração recíproca dos conceitos fundamentais.III. No enfoque globalizador, uma aula de matemática partiria de uma situação da realidade cuja solução exigisse o uso de recursos matemáticos.Sobre os modos de organização curricular apresentados por Antoni Zabala na obra “A prática educativa: como ensinar”, leia as afirmativas a cima.

I. A diferença básica entre os modelos organizativos disciplinares e os métodos globalizados está em que nestes últimos as disciplinas nunca são a finalidade básica do ensino, senão que têm a função de proporcionar os meios ou instrumentos que devem favorecer a realização dos objetivos educacionais.
II. A interdisciplinaridade é a interação entre duas ou mais disciplinas, que pode ir desde a simples comunicação de ideias até a integração recíproca dos conceitos fundamentais.
III. No enfoque globalizador, uma aula de matemática partiria de uma situação da realidade cuja solução exigisse o uso de recursos matemáticos.

Sobre os modos de organização curricular apresentados por Antoni Zabala na obra “A prática educativa: como ensinar”, leia as afirmativas a cima.

Resposta:

A alternativa correta é D)

Os modos de organização curricular apresentados por Antoni Zabala em sua obra "A prática educativa: como ensinar" refletem diferentes abordagens pedagógicas, cada uma com suas particularidades. A afirmativa I destaca a distinção entre modelos disciplinares e métodos globalizados, enfatizando que, nestes últimos, as disciplinas não são o fim em si mesmas, mas sim ferramentas para alcançar objetivos educacionais mais amplos. Essa perspectiva valoriza a aplicação prática do conhecimento em contextos reais, em vez de um ensino fragmentado e desconectado da realidade.

A afirmativa II aborda a interdisciplinaridade como uma interação entre disciplinas, que pode variar desde o compartilhamento de ideias até a integração profunda de conceitos. Essa abordagem promove a construção de um conhecimento mais holístico, rompendo com as barreiras tradicionais entre áreas do saber e incentivando a colaboração entre diferentes campos do conhecimento.

Já a afirmativa III exemplifica o enfoque globalizador por meio de uma aula de matemática que parte de uma situação real, demonstrando como o conhecimento disciplinar pode ser mobilizado para resolver problemas concretos. Essa metodologia reforça a relevância do aprendizado e sua aplicabilidade no cotidiano, tornando o ensino mais significativo para os estudantes.

Ao analisar as três afirmativas, percebe-se que todas estão corretas e complementares, pois descrevem aspectos distintos de uma educação que busca superar a fragmentação do saber. Portanto, a alternativa D) é a correta, já que todas as afirmações refletem princípios defendidos por Zabala em sua obra.

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