Um ensino pautado na prática interdisciplinar pretende formar alunos com uma visão global de mundo, aptos para “articular, religar, contextualizar, situarse num contexto e, se possível, globalizar, reunir os conhecimentos adquiridos” (MORIN, 2002, p. 29). Analisando essa afirmação, assinale a alternativa correta a seguir:
formar alunos com uma visão global de mundo,
aptos para “articular, religar, contextualizar, situarse
num contexto e, se possível, globalizar, reunir os
conhecimentos adquiridos” (MORIN, 2002, p. 29).
Analisando essa afirmação, assinale a alternativa
correta a seguir:
- A)As propostas interdisciplinares surgem e desenvolvem-se apoiando-se nas disciplinas.
- B)O desenvolvimento da interdisciplinaridade é um processo negativo para o aluno.
- C)O saber compartimentado na interdisciplinaridade deve ser descartado pela escola.
- D)A interdisciplinaridade tomou a prática pedagógica individualista.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Um ensino pautado na prática interdisciplinar busca romper com a fragmentação do conhecimento, promovendo uma abordagem integrada que permite aos alunos estabelecer conexões entre diferentes áreas do saber. Como destacado por Morin (2002), essa perspectiva visa formar indivíduos capazes de contextualizar e sintetizar informações, desenvolvendo uma compreensão mais ampla e crítica da realidade.
A alternativa correta (A) afirma que "As propostas interdisciplinares surgem e desenvolvem-se apoiando-se nas disciplinas", o que está em consonância com o pensamento de Morin. A interdisciplinaridade não significa abandonar as disciplinas específicas, mas sim utilizá-las como base para construir pontes entre os diversos campos do conhecimento. Essa abordagem enriquece o processo de aprendizagem, permitindo que os alunos percebam as relações entre os conteúdos estudados.
As demais alternativas apresentam equívocos sobre o conceito de interdisciplinaridade. A opção B) é incorreta pois o desenvolvimento interdisciplinar traz benefícios cognitivos e formativos. A alternativa C) também está errada, já que o saber disciplinar não deve ser descartado, mas sim articulado. Por fim, a opção D) é equivocada porque a interdisciplinaridade justamente supera o individualismo pedagógico, promovendo trabalho colaborativo entre docentes e discentes.
Deixe um comentário